Investimentos para o Tirol do Sul: oportunidades através do Made in Italy!
No dia 30 de maio de 2025, os líderes em Civitavecchia discutirão oportunidades de investimento estrangeiro e apoio às PME em Itália.
Investimentos para o Tirol do Sul: oportunidades através do Made in Italy!
Uma grande conferência sobre investimento directo estrangeiro (IDE) teve lugar em Civitavecchia, Itália, no dia 30 de Maio, onde os principais actores políticos discutiram o futuro económico de Itália e do Tirol do Sul em particular. Marco Galateo, Vice-Governador e Conselheiro de Estado para os Assuntos Económicos, e Adolfo Urso, Ministro das Empresas e do Made in Italy, participaram no evento. O objetivo da conferência era garantir investimentos e promover o desenvolvimento de pequenas e médias empresas (PME) e start-ups inovadoras. No âmbito do evento foi destacada a importância da marca “Made in Italy” para a economia do Tirol do Sul.
Galateo sublinhou a necessidade de uma abordagem abrangente para atrair investimento estrangeiro. Um ambiente sistémico favorável, um apoio direcionado e uma comunicação clara das vantagens competitivas são cruciais aqui. Apesar das vantagens locacionais do Tirol do Sul, tais como a sua orientação internacional e o rico património cultural, a região enfrenta desafios, em particular a falta de espaço de produção disponível. O objetivo é atrair empresas com baixo consumo de espaço e alto valor agregado.
Investimento estrangeiro direto e sua importância
O investimento direto estrangeiro é um investimento de longo prazo realizado por empresas noutras áreas económicas e inclui diversas formas, como fusões, aquisições e investimentos de empresas, bem como transferências de capital para a criação de empresas no estrangeiro. O IDE caracteriza-se pelo interesse a longo prazo do investidor direto e pode contribuir significativamente para o desenvolvimento económico de uma região. O nível mínimo de participação para o IDE é de 10% dos direitos de voto.
A dinâmica das entradas e saídas de IDE expandiu-se significativamente nas últimas décadas. Estes fluxos aumentaram de forma semelhante em comparação com as exportações globais de bens, que aumentaram sete vezes entre 1990 e 2022. Alto BPB Os stocks de IDE aumentaram 18 vezes durante o mesmo período.
Tendências e influências globais
Atualmente, o stock médio global de IDE é de 40,9 biliões de dólares (2020-2022), enquanto os EUA detêm a maior parte dos stocks de IDE, com 21,2%, seguidos pela China e Hong Kong. Curiosamente, a percentagem dos países economicamente desenvolvidos nos stocks de IDE diminuiu desde 1990, de 76,1% para 69,0% em 2020-2022. Isto indica mudanças nas estruturas económicas globais.
No que diz respeito ao Tirol do Sul, o evento em Civitavecchia é visto como um passo importante para fortalecer a posição da região na competição local. Foi apresentado um novo projeto para apoiar especificamente investimentos e oportunidades económicas para as PME e start-ups do Tirol do Sul, que visa aumentar significativamente a competitividade da região. A marca “Made in Italy” é, portanto, vista não apenas como uma capital económica, mas também como uma capital cultural que contribui para a atratividade da região.