Jenoptik antes da expulsão do MDAX: IONOS como possível sucessor!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Jenoptik pode estar enfrentando a expulsão do MDAX. Mudanças em 4 de junho podem desencadear vendas; IONOS está sendo discutido como sucessor.

Jenoptik antes da expulsão do MDAX: IONOS como possível sucessor!

As ações da Jenoptik estão enfrentando um ponto de viragem crucial, uma vez que a possível perda da sua posição MDAX é iminente. Em 4 de junho, a Stoxx Ltd., subsidiária da Deutsche Börse, revisa a família de índices DAX, o que poderá ter consequências de longo alcance para as empresas incluídas nos índices. O foco está particularmente na possível inclusão de ações da IONOS no MDAX, enquanto a Jenoptik poderia, em troca, ser removida do índice. O analista do JPMorgan, Pankaj Gupta, prevê uma mudança clara que entrará em vigor em 23 de junho e poderá ter um impacto significativo no mercado. Isto poderia desencadear pressão de venda e turbulência de curto prazo.

A ação Jenoptik está atualmente a ser negociada a 19,39 euros e caiu ligeiramente 0,56%. Embora a ação tenha subido 4% durante a semana, ainda está 34% abaixo do máximo de 52 semanas de 29,38 euros. O Índice de Força Relativa (RSI), em 69,9, indica que o sentimento de compra está superaquecido, complicando ainda mais a situação. Os observadores do mercado enfatizam quão importante seria para a Jenoptik confirmar as suas metas anuais, apesar de o primeiro trimestre do ano ter sido mais fraco do que no ano anterior.

Condições e previsões do mercado

As difíceis condições de mercado, especialmente no negócio dos semicondutores, estão a colocar pressão sobre a empresa. Apesar dos desafios, permanece a previsão de que as vendas possam ser mantidas no nível do ano anterior. Além disso, pretende-se uma margem EBITDA entre 18 e 21%, enquanto os investimentos foram significativamente reduzidos. No entanto, a indústria de semicondutores poderá recuperar no segundo semestre do ano, o que traz esperança de que a situação da empresa se estabilize.

A próxima decisão de 4 de junho não afetará apenas o desempenho de curto prazo da Jenoptik, mas também as suas perspectivas de longo prazo. A confirmação das metas anuais é crucial e poderá ser decisiva para o desempenho futuro da ação.

O último dia de negociação de maio serve como data limite para o período de retrospectiva e cálculo e é altamente relevante para fundos que replicam fisicamente índices, como ETFs. As alterações na família de índices DAX poderão, portanto, ter consequências de longo alcance para muitos investidores.