Invista agora em vez de esperar - cada euro não investido custa na verdade 22 euros!
Muitas pessoas tendem a adiar o investimento, mas provavelmente não agora que conhecem os custos reais de esperar para investir. O melhor momento para investir é agora. Isso não se deve apenas ao valor esperado sempre positivo na bolsa, mas também porque o efeito dos juros compostos se torna mais forte quanto mais tempo você deixa o dinheiro no mercado. No entanto, muitas pessoas adiam o investimento ou simplesmente o deixam de lado. O que não sabem é que cada euro não investido acarreta custos enormes. Os investidores consideram os custos de oportunidade de...

Invista agora em vez de esperar - cada euro não investido custa na verdade 22 euros!
O melhor momento para investir é agora. Isso não se deve apenas ao valor esperado sempre positivo na bolsa, mas também porque o efeito dos juros compostos se torna mais forte quanto mais tempo você deixa o dinheiro no mercado.
No entanto, muitas pessoas adiam o investimento ou simplesmente o deixam de lado. O que não sabem é que cada euro não investido acarreta custos enormes.
![]()
Os investidores não consideram o custo de oportunidade ao investir
Ao investir, muitos investidores não consideram os custos de oportunidade de começar a investir demasiado tarde ou de não começarem a investir. Basicamente, isto significa que poderia ter mais dinheiro se, por exemplo, tivesse começado mais cedo ou investido mais um euro.
O que parece um sonho à primeira vista é na verdade uma boa maneira de ver o que seu próprio dinheiro pode ou não fazer se você não permitir. Além do fator motivador de poupar mais dinheiro, isso também leva a um uso mais consciente do próprio dinheiro.
Mas quão elevados são realmente os custos de oportunidade para as pessoas que adiam o investimento ou reservam muito pouco?
É por isso que cada euro que você não investe custa na verdade 22 euros
Vale a pena dar uma olhada no cálculo a seguir. Neste exemplo calculamos que para cada euro há um retorno de sete por cento ao ano. um. (Retorno médio mundial do MSCI desde 1970). Damos uma olhada em investir aos 20, 30 anos, etc. até a aposentadoria aos 65. O resultado final é que os valores divulgados são os custos de oportunidade se você não investir mais um euro:
20 anos: 22,71 euros (dos quais lucro: 21,71 euros)
30 anos: 11,35 euros (dos quais lucro: 10,35 euros)
40 anos: 5,67 euros (dos quais lucro: 4,67 euros)
50 anos: 2,83 euros (dos quais lucro: 1,83 euros)
60 anos: 1,41 euros (dos quais lucro: 0,41 euros)
Acontece que se você investir cedo, ganhará muito dinheiro na bolsa de valores, mas se adiar a poupança, perderá muito. Para que você não seja daqueles que perde retorno, vale a pena ter planos de poupança mensais e orçamentos familiares para controlar melhor o próprio dinheiro.
Leia sobre isso:
Como poupar apenas 20 euros pode torná-lo um milionário
Ou:
ETF de taxa de juros: pelo menos 10% de lucro e juros com esses títulos
De acordo com um relatório de www.boerse-online.de, muitos particulares tendem a adiar o investimento ou simplesmente deixá-lo de lado. É importante saber que cada euro não investido acarreta elevados custos de oportunidade. Esses custos de começar a investir tarde demais ou de não começar a investir podem ser enormes, fazendo com que você perca lucros potenciais.
De acordo com um cálculo constante do artigo, o custo de oportunidade por cada euro não investido corresponde a um retorno anual de sete por cento. Por exemplo, se investir aos 20 anos, o custo de oportunidade é de 22,71 euros, dos quais 21,71 euros são lucro. Aos 30 anos é 11,35 euros (dos quais 10,35 euros é lucro), aos 40 anos é 5,67 euros (dos quais 4,67 euros é lucro), aos 50 anos é 2,83 euros (dos quais 1,83 euros é lucro) e aos 60 anos é 1,41 euros (dos quais 0,41 euros é lucro).
Estes números deixam claro que investir antecipadamente pode levar a ganhos significativos no mercado de ações, enquanto adiar a poupança significa grandes perdas financeiras. Para não perder retorno, é recomendável utilizar planos de poupança mensais e orçamentos familiares para controlar melhor e investir o próprio dinheiro.
Leia o artigo original em www.boerse-online.de