Os investimentos em IA impulsionam os gastos com TI em 2025, apesar das incertezas!
Saiba como os investimentos em IA e as incertezas globais afetarão os gastos com TI em 2025 e quais tendências são importantes.
Os investimentos em IA impulsionam os gastos com TI em 2025, apesar das incertezas!
Prevê-se que os gastos globais com TI aumentem cerca de 8% em 2025, impulsionados por investimentos maciços em inteligência artificial (IA). De acordo com uma análise recente da Gartner, 62% dos CEO e gestores de topo veem a IA como um factor competitivo crucial para os próximos dez anos. No entanto, embora haja uma pausa temporária no investimento em novos projetos devido às incertezas globais, estas preocupações estão a desaparecer em segundo plano, à medida que as iniciativas de digitalização em curso, especialmente no espaço da IA, continuam a fornecer um forte impulso. Semana da Informática relata que esta dinâmica também está influenciando o crescimento do mercado de software e serviços, embora possa desacelerar ligeiramente devido à pausa na incerteza.
John-David Lovelock, vice-presidente analista do Gartner, explica que as empresas estão agora investindo cada vez mais em infraestruturas relacionadas à IA, como data centers. Espera-se que os gastos em servidores otimizados para IA atinjam três vezes o investimento em servidores tradicionais até 2027, marcando uma mudança notável no cenário de TI. Estas mudanças também se reflectem nas estratégias das empresas líderes: 64 por cento dos gestores inquiridos afirmam que a principal razão para os investimentos em tecnologia é a competitividade. De acordo com um inquérito realizado entre março e maio de 2025 entre 252 executivos da América do Norte e da Europa Ocidental, estas empresas geram pelo menos 500 milhões de dólares em receitas anuais.
Influência das incertezas globais
A “pausa de incerteza” identificada no inquérito mostra que muitas empresas, especialmente no sector das TI, tendem a exercer contenção estratégica desde o início do segundo trimestre de 2025. Esta relutância é uma resposta às incertezas económicas e aos riscos geopolíticos que muitos executivos consideram como grandes ameaças. 41 por cento dos entrevistados citaram os choques económicos e 32 por cento citaram os riscos geopolíticos como as maiores preocupações das suas empresas. Apesar destas preocupações, 61 por cento das empresas afirmaram que começaram 2025 com melhores condições do que no ano anterior.
Contudo, a pausa na incerteza não se deve a cortes orçamentais, mas reflecte antes decisões estratégicas de adiar novas despesas por enquanto. Particularmente afetadas são as áreas de hardware e infraestrutura de TI, que estão sob pressão devido a aumentos de preços e interrupções nas cadeias de abastecimento. No entanto, as despesas contínuas ou recorrentes, como as de serviços gerenciados e de nuvem, permanecem estáveis. Apenas 24 por cento das empresas esperam exceder as suas metas anuais para 2025, sublinhando os desafios que as empresas enfrentam.
Tendências tecnológicas e desenvolvimento
Um exemplo interessante de progresso tecnológico também pode ser visto na forma como as empresas lidam com a funcionalidade dos fornecedores de software estabelecidos. São grandes as expectativas de que o aumento das funções GenAI convencerá muitos, mas não levará necessariamente a uma decisão de compra. Dadas estas tendências, as pressões dos clientes, da concorrência e da regulamentação continuam a ser controláveis para a maioria dos executivos, aliviando um pouco as incertezas.
Globalmente, os investimentos em IA e tecnologias conexas terão um impacto significativo nas despesas com TI em 2025, ao mesmo tempo que a dinâmica dos mercados globais e o panorama geopolítico colocam sérios desafios. De acordo com a análise de Silicon.de As empresas devem encontrar um equilíbrio entre as oportunidades que a tecnologia oferece e os riscos associados a uma situação de mercado incerta.