Klingbeil pede austeridade: 500 mil milhões para infra-estruturas modernas!
Em 26 de maio de 2025, o Ministro Federal das Finanças, Klingbeil, apelou a poupanças e investimentos para um fundo especial de 500 mil milhões de euros.
Klingbeil pede austeridade: 500 mil milhões para infra-estruturas modernas!
O Ministro Federal das Finanças, Lars Klingbeil, fez um apelo urgente aos ministérios na noite de domingo no ARD para que façam economias na preparação do orçamento para 2025. Ao mesmo tempo, apela a investimentos adicionais para modernizar o país. O objetivo é conseguir mudanças visíveis para os cidadãos com um fundo especial de 500 mil milhões de euros. Klingbeil sublinha a responsabilidade pela consolidação orçamental e sublinha que as poupanças devem ser feitas especialmente em pessoal na administração federal e em benefícios em espécie.
A coligação negra-vermelha criou um fundo especial para criar a margem financeira necessária para investimentos. O projeto de orçamento para 2025 está previsto para ser aprovado pelo Conselho de Ministros em 25 de junho. Klingbeil está optimista de que o apelo de austeridade será bem-sucedido, mesmo que as disputas anteriores sobre o orçamento e o travão da dívida tenham levado ao colapso do anterior governo semáforo.
Calendários e reformas ambiciosos
A nova coligação da União e do SPD alterou a Lei Básica para criar oportunidades para maiores investimentos. Neste contexto, foi também decidido flexibilizar o travão da dívida para as despesas de defesa. Apesar dos desafios actuais, como uma recente estimativa fiscal que prevê um declínio de 33,3 mil milhões de euros nas receitas até 2029, Klingbeil continua confiante. “Penso que muitas pessoas na Alemanha têm dificuldade em reconhecer o valor para as finanças públicas”, disse ele neste contexto.
Uma discussão inicial do projeto de orçamento no Bundestag está prevista antes das férias de verão. A votação final está prevista para Setembro de 2025. Isto representa um planeamento ambicioso, especialmente porque não foi aprovado nenhum orçamento para o ano em curso, o que leva à formação de um orçamento provisório. O orçamento para 2026 também deverá ser definido até ao final de 2025.
A situação actual não só exige medidas de austeridade claras, mas também reformas e um planeamento orçamental bem calculado. Klingbeil apela a todos os ministérios para que abordem o planeamento orçamental de forma responsável e sustentável. Isto é essencial para a estabilidade económica da Alemanha no futuro, bem como Analista de mercado e notícias diárias relatório.