Klingbeil está a planear um aumento de investimento: 500 mil milhões para clima e infra-estruturas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Lars Klingbeil anuncia elevados investimentos em projetos climáticos e de infraestruturas em 2025, apesar das críticas dos Verdes e da Esquerda.

Klingbeil está a planear um aumento de investimento: 500 mil milhões para clima e infra-estruturas!

O líder do SPD e Ministro das Finanças, Lars Klingbeil, anunciou um amplo impulso ao investimento para a Alemanha, que será financiado pelo orçamento principal, bem como pelo fundo especial e pelo Fundo para o Clima e a Transformação (KTF). Isso foi em 28 de maio de 2025 Farmácia Adhoc apresentado. Klingbeil explicou que os investimentos deverão aumentar quase 50 por cento em relação ao ano anterior. Um total de 150 mil milhões de euros estão reservados para o fundo especial até 2029, que está reservado para 500 mil milhões de euros com um prazo de doze anos e se destina principalmente a projetos de infraestruturas e de proteção climática.

O projecto de orçamento, que deverá ser aprovado pelo Conselho de Ministros em 25 de Junho, contém também uma lei para implementar o fundo especial. Vozes críticas, especialmente dos Verdes, expressam preocupações de que o fundo especial seja utilizado apenas para “preencher” buracos orçamentais. No entanto, Klingbeil rejeitou estas alegações e reiterou a necessidade de aumentar a taxa de investimento no orçamento principal para pelo menos dez por cento, o que está previsto para 2025 e 2026.

Críticas e requisitos

As associações empresariais apelam a procedimentos de planeamento e aprovação mais rápidos para garantir a eficácia do fundo especial. O KTF, que foi originalmente fundado em 2011 como um “fundo para a energia e o clima”, deverá ser reforçado com dez mil milhões de euros anualmente. Este fundo é financiado pelas receitas provenientes do comércio de emissões e da fixação de preços nacionais de CO2. O plano económico para 2025 prevê receitas e despesas de 25,47 mil milhões de euros, sendo as receitas provenientes da tarifação do CO2 e do leilão de certificados de emissões as principais fontes ZDF.

As despesas previstas para o KTF incluem 14,36 mil milhões de euros para edifícios, 1,58 mil milhões de euros para a transição da mobilidade e 3,3 mil milhões de euros para apoiar a indústria devido ao aumento dos preços da electricidade. Estes investimentos pretendem também promover a expansão da economia do hidrogénio e a descarbonização da indústria. Para 2024 estão previstas receitas e despesas de 58,22 mil milhões de euros, dos quais 29,01 mil milhões de euros provêm de reservas.

Vozes conflitantes da política

Os Verdes aprovaram o fundo especial após negociações, colocando mais ênfase na protecção climática. No entanto, renovam as suas críticas aos planos porque temem uma redistribuição de até 50 mil milhões de euros anuais para gastos dos consumidores. A esquerda também vê os anúncios de Klingbeil como inadequados e descreve-os como uma farsa.

O Bundestag também aprovou um pacote de dívida de milhares de milhões de dólares, que, no entanto, não pode colmatar o défice de financiamento, devendo ser repartido por um período de doze anos. Os especialistas estimam que o setor público teria de investir mais 37 a 52 mil milhões de euros anualmente para alcançar a desejada neutralidade climática até 2045. As estimativas para os custos desta transformação situam-se entre 2,32 e 2,62 mil milhões de euros, devendo o Estado cobrir cerca de 800 mil milhões de euros.

No entanto, também há apoio positivo. Uma sondagem mostra que 50 por cento dos inquiridos consideram correcto o fundo especial de 500 mil milhões de euros. No entanto, ainda não está claro exatamente como os milhares de milhões serão usados ​​e se acabarão simplesmente como “presentes de clientes”.