Municípios necessitados: faltam 215 mil milhões de euros para infraestruturas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Faltam aos municípios 215 mil milhões de euros para infraestruturas em 2025. O governo federal deve disponibilizar fundos para cobrir as necessidades de investimento.

Municípios necessitados: faltam 215 mil milhões de euros para infraestruturas!

A situação financeira dos municípios alemães é alarmante. De acordo com um relatório recente do Funk alemã Os municípios da Alemanha estão a perder mais de 215 mil milhões de euros este ano para poderem realizar as reformas de infraestruturas urgentemente necessárias. Este valor aumentou quase 30 mil milhões de euros face ao ano anterior, o que corresponde a um aumento de cerca de 16 por cento. Contudo, as despesas previstas em infra-estruturas ascendem apenas a 48 mil milhões de euros.

Os projetos de renovação abrangem áreas essenciais como ruas, escolas, edifícios administrativos, pavilhões desportivos e piscinas. A esmagadora maioria destes dados provém de um levantamento das câmaras do tesouro realizado pelo KfW. Neste contexto, o Presidente da Associação Alemã de Cidades, o Presidente da Câmara de Leipzig, Burkhard Jung, expressou a urgência de uma disponibilização rápida e descomplicada de fundos federais para os municípios afetados. Ele também alertou que não se deveria permitir que os subsídios chegassem aos orçamentos dos estados federais.

Efeitos da crise da Corona

A situação financeira dos municípios também é fortemente prejudicada pelas consequências da crise da Corona. De novo KfW Relatório mostra que o clima nas comunidades piorou. Os excedentes orçamentais dos últimos anos já não são alcançáveis ​​devido à queda das receitas e ao aumento das despesas. Isto leva às esperadas medidas de austeridade, que por sua vez podem comprometer os investimentos necessários.

O nível de investimento já foi avaliado como inadequado em 2019. De acordo com as projeções a nível nacional, a carteira de investimentos em atraso aumentou para 147 mil milhões de euros. Isto tem efeitos negativos nas infra-estruturas locais, na competitividade e na qualidade de vida na Alemanha. Os municípios continuarão a ser confrontados com enormes necessidades e desafios de investimento no futuro.

Medidas de apoio

Face à crise, foi aprovado no dia 3 de junho um pacote de estímulo económico que visa apoiar os municípios nos seus investimentos. O inquérito do painel municipal do KfW fornece dados valiosos e é considerado uma referência importante no debate sobre política económica na Alemanha. Resta esperar que o apoio planeado seja implementado de forma atempada e eficaz, a fim de superar os problemas prementes de infra-estruturas nas cidades e municípios.