Reforma hospitalar: Político verde pede investimento real em vez de truques!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Auditoria Federal critica financiamento estadual para reforma hospitalar. Armin Grau pede mais investimentos do fundo de transformação.

Reforma hospitalar: Político verde pede investimento real em vez de truques!

No dia 1º de junho de 2025, o Tribunal de Contas da União criticará a insuficiente participação financeira dos estados na reforma hospitalar. O político de saúde do Partido Verde, Armin Grau, descreve esta crítica como um alerta. Ele ressalta que há anos os estados federais não cumprem sua obrigação de financiar investimentos hospitalares. Para colmatar esta deficiência, é acionado o Fundo de Transformação, que pretende desempenhar um papel central na reforma do setor da saúde e visa promover as reestruturações e os investimentos necessários nos hospitais. Esse fundo tem como objetivo apoiar hospitais em reestruturações, fusões e novas construções, sendo metade do financiamento proveniente dos governos federal e estadual, segundo Grau Notícias MRN.

A discussão actual é complicada pelas medidas planeadas pela coligação negra-vermelha, que planeia utilizar fundos do fundo especial de infra-estruturas para brechas de custos operacionais em hospitais. Esta abordagem é criticada como apropriação indébita, o que causa preocupação tanto na esfera política como na esfera pública.

Detalhes sobre o fundo de transformação

O fundo de transformação vale até 25 mil milhões de euros, provenientes da reserva de liquidez do fundo de saúde. Para que a totalidade do montante seja acessível, os estados federais também devem investir 25 mil milhões de euros. Este co-financiamento também poderia ocorrer, entre outras coisas, através da contribuição do proprietário do hospital para os custos, o que abre novas oportunidades para os hospitais.

Os estados federais também têm margem de manobra, pois são possíveis pagamentos parciais e subsequentes pedidos de financiamento. Os pedidos de financiamento são processados ​​de forma desburocratizada pelo Departamento Federal de Segurança Social (BAS), que também publicará dados atuais sobre o processo de financiamento online todos os meses. No futuro, as candidaturas e a administração do fundo de transformação serão realizadas digitalmente através de um portal online, o que deverá reduzir significativamente o esforço burocrático.

Projetos e objetivos elegíveis

O fundo de transformação visa criar estruturas de cuidados de internamento de alta qualidade. Os projetos elegíveis incluem, mas não estão limitados a:

  • Konzentration akutstationärer Versorgungskapazitäten
  • Umstrukturierung bestehender Krankenhausstandorte in sektorenübergreifende Versorgungseinrichtungen
  • Bildung telemedizinischer Netzwerkstrukturen
  • Bildung von Zentren für seltene, komplexe oder schwerwiegende Erkrankungen
  • Bildung regional begrenzter Krankenhausverbünde
  • Bildung integrierter Notfallstrukturen
  • Schließung eines Krankenhauses oder Teilen davon
  • Schaffung zusätzlicher Ausbildungskapazitäten

De referir que a implementação dos projectos financiados não poderá começar antes de 1 de Julho de 2025, o que cria segurança de planeamento para os hospitais. O fundo de transformação representa, portanto, um instrumento importante para preparar a infra-estrutura hospitalar na Alemanha para o futuro e oferece aos estados federais a oportunidade de contribuir activamente para a melhoria do sistema de saúde, embora continuem a existir críticas à estratégia de financiamento anterior, bem como Ministério Federal da Saúde relatado.