Boom de crédito na Alemanha: as empresas estão investindo pesadamente novamente!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As empresas na Alemanha demonstram um interesse crescente em investimentos e empréstimos, impulsionadas pela melhoria das perspectivas económicas.

Boom de crédito na Alemanha: as empresas estão investindo pesadamente novamente!

As empresas na Alemanha mostram novamente uma vontade crescente de contrair empréstimos. De acordo com uma análise do Banco KfW, a procura de empréstimos empresariais aumentou “mais fortemente do que o esperado” no primeiro trimestre de 2025. O volume de negócios de novos empréstimos cresceu 4,4 por cento. Após a diminuição da procura em 2023, o KfW prevê um crescimento adicional de 3,2% nos empréstimos empresariais para o segundo trimestre de 2025.

As pequenas e médias empresas (PME), em particular, utilizam os empréstimos como instrumento de financiamento dominante. Em 2023, cerca de 23 por cento das PME investidoras recorreram a empréstimos, que cobriram cerca de 69 por cento do montante total do investimento destas empresas. Embora as empresas mais pequenas tendam a recorrer a empréstimos com menos frequência, estes empréstimos cobrem uma parte maior dos seus investimentos.

Melhorias económicas e cortes nas taxas de juro

A análise de crédito mostra que as perspectivas económicas estão a melhorar devido aos esperados cortes nas taxas de juro e à descida da inflação. O Banco Central Europeu (BCE) reduziu as taxas de juro diretoras de 4,0% para 2,4% desde meados de 2024, facilitando a obtenção de empréstimos pelas empresas. Olhando para 2025 como um todo, espera-se um crescimento do volume de empréstimos de 3,1% na zona euro e na Alemanha.

Um desenvolvimento positivo do mercado também é previsto pela EY, que espera uma “revivificação significativa” do mercado para 2025 e 2026, com um crescimento dos empréstimos de 4,2 por cento em 2026. Apesar de um ligeiro endurecimento das directrizes de crédito por parte dos bancos alemães no primeiro trimestre de 2025, isto foi menos pronunciado do que inicialmente planeado.

Mercado de capital de risco na Alemanha

Em relação ao financiamento empresarial, o painel KfW Venture Capital também informa sobre o mercado de capital de risco na Alemanha. No quarto trimestre de 2023, as start-ups captaram cerca de 1,5 mil milhões de euros em 204 rondas de financiamento. O volume de negócios permaneceu constante em relação ao trimestre anterior. No entanto, o número de negócios caiu quase um quinto no último trimestre de 2023.

O volume total de negócios em 2023 foi de 7,2 mil milhões de euros, o que é considerado sólido. O painel oferece insights abrangentes sobre o financiamento de capital de risco de acordo com vários critérios, como fase de financiamento, origem dos investidores e áreas tecnológicas, bem como análises de transações de dívida de risco.

A evolução do mercado de crédito mostra uma tendência globalmente positiva para as empresas na Alemanha, que se concentram cada vez mais no apoio financeiro necessário aos investimentos, em resultado da melhoria das condições de enquadramento e das taxas de juro mais baixas.

Mais informações podem ser encontradas nos relatórios da fr.de e KfW encontrar.