Imposto distrital na Pomerânia Ocidental: alívio apesar de um défice de milhões!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Na Pomerânia Ocidental-Greifswald, apesar da redução da taxa distrital, existe o risco de défices atingirem os milhões, o que põe em perigo os investimentos.

Imposto distrital na Pomerânia Ocidental: alívio apesar de um défice de milhões!

As comunidades do distrito de Vorpommern-Greifswald enfrentam desafios financeiros no valor de milhões. Para aliviar a situação financeira das cidades, o distrito reduziu a taxa distrital de 48,5% para 42%. Esta taxa é um pagamento obrigatório dos municípios ao distrito que é utilizado para cobrir tarefas financeiras básicas. A decisão de reduzir isto surge apesar de um défice projectado de colossais 170 milhões de euros no distrito nordkurier.de relatado.

O impacto exacto desta redução varia de comunidade para comunidade. Em Anklam, a redução da taxa deverá conduzir a um ganho financeiro de cerca de um milhão de euros. No entanto, mantém-se um défice de quase 4 milhões de euros. A Tesoureira Beatrix Wittmann-Stifft expressou o receio de que, apesar do alívio, os investimentos continuariam a ser improváveis ​​porque o défice teria de ser estabilizado.

Cortes financeiros e cursos de austeridade

A cidade de Jarmen segue uma política de austeridade rigorosa e planeia compensar os seus défices através de reservas até 2028. No entanto, foi negado à cidade um empréstimo de um milhão de euros, razão pela qual utilizará poupanças de 227.000 euros para colmatar o défice orçamental. Já em Ueckermünde, o acréscimo de mais de 800 mil euros será utilizado para minimizar o défice para 2025, sem que estejam previstos novos investimentos ndr.de relatado.

Já o Pasewalk poderia dar cerca de 870 mil euros menos ao distrito com a redução da taxa. Estas poupanças poderiam deixar dinheiro para possíveis investimentos depois de o défice ter sido compensado, mas ainda estão pendentes planos concretos. O Ministério do Interior de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental reserva-se a palavra final relativamente à redução da taxa distrital. Se a situação financeira do distrito não melhorar, na pior das hipóteses a taxa poderá subir novamente para 48,5%.

As vozes da política

O Administrador Distrital Michael Sack (CDU) apoia veementemente a redução da taxa distrital e descreve as actuais condições financeiras como catastróficas. Ele pede medidas urgentes por parte dos governos federal e estadual para lidar com o aumento dos gastos em áreas como juventude e assuntos sociais. O conselho distrital deverá decidir sobre o orçamento suplementar em Julho, que poderá conter medidas específicas para fazer face ao défice.