Retorno do lítio: o preço voltará a subir graças às perdas de produção?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O preço do lítio sobe novamente devido às perdas de produção – o “novo petróleo” estará de volta? Saiba mais sobre os últimos desenvolvimentos no mercado de lítio.

Lithiumpreis steigt wieder aufgrund von Produktionsausfällen - Kommt das "neue Öl" zurück? Erfahren Sie mehr über die jüngsten Entwicklungen auf dem Lithiummarkt.
O preço do lítio sobe novamente devido às perdas de produção – o “novo petróleo” estará de volta? Saiba mais sobre os últimos desenvolvimentos no mercado de lítio.

Retorno do lítio: o preço voltará a subir graças às perdas de produção?

O lítio, outrora comercializado como o “novo petróleo”, passou por uma enorme fase de expansão em 2022, em que uma tonelada do metal leve custava por vezes até 80.000 dólares americanos. Este desenvolvimento foi em grande parte impulsionado pelo CEO da Tesla, Elon Musk, que enfatizou as elevadas margens de lucro na indústria. Apesar disso, o preço do lítio caiu muito desde o seu pico de 2022, em grande parte devido ao aumento dos volumes de produção, à queda da procura de carros eléctricos e aos problemas de crescimento em muitas economias.

A província chinesa de Jiangxi sofreu recentemente interrupções na produção que afetaram um quarto do fornecimento de carbonato de lítio da China. Estas perturbações, juntamente com os encerramentos temporários das minas de lítio devido à queda acentuada dos preços, resultaram numa redução notável da oferta. Em resposta, o preço do lítio aumentou cerca de 13% desde o início do ano, atingindo o seu nível mais elevado desde Dezembro. O estrategista-chefe de investimentos do Deutsche Bank, Ulrich Stephan, explica este aumento de preços com as já mencionadas perdas de produção na China.

Apesar dos aumentos temporários dos preços, alguns analistas continuam céticos quanto a um aumento sustentado dos preços do lítio. Eles prevêem que a médio prazo a oferta aumentará com a abertura de novas fábricas na Austrália e na América do Sul, o que poderá contrariar a actual escassez. No entanto, a indústria do lítio está optimista e espera que o mercado de automóveis eléctricos recupere, especialmente com o aumento do interesse dos consumidores em automóveis eléctricos e o aumento esperado nas reduções das taxas de juro.

Os especialistas prevêem que os carros eléctricos representarão cerca de metade das vendas globais de automóveis novos até 2035, o que poderá levar a um aumento da procura de lítio. Isto poderá potencialmente levar a défices de oferta após 2027 ou 2028. Apesar da actual sobreprodução de lítio, analistas como Frank Nikolic, do Grupo CRU, vêem um futuro positivo para o mercado de lítio, especialmente dada a crescente procura de baterias para automóveis eléctricos.