Maiorca em movimento: 3,8 mil milhões de euros para a ilha do futuro!
No dia 24 de junho de 2025, Marga Prohens apresentará um plano de investimento de 3,8 mil milhões de euros para a transformação sustentável de Maiorca e das Ilhas Baleares.
Maiorca em movimento: 3,8 mil milhões de euros para a ilha do futuro!
A presidente das Baleares, Marga Prohens, apresentou na terça-feira um ambicioso plano de investimento que visa transformar fundamentalmente Maiorca e as ilhas vizinhas. O plano, denominado “Illes en Transformació”, tem um volume de 3,8 mil milhões de euros e visa melhorar significativamente a qualidade de vida dos residentes. Os fundos devem ser canalizados para medidas sectoriais específicas destinadas ao desenvolvimento sustentável. As áreas que receberão especial atenção incluem saúde, educação, cuidados, ciclo da água, turismo sustentável, mobilidade, segurança e novos projetos residenciais do promotor público IBAVI. Isto é relatado por Mallorcamagazin.
Prohens explicou que muitos desses investimentos estão atrasados e alguns projetos não são abordados há duas décadas. Não estamos apenas a trabalhar em soluções de curto prazo, mas em mudanças de longo prazo que tornarão Maiorca apta para as próximas décadas. O plano será apoiado pela construção de hospitais modernos, novas escolas e pela criação de habitação a preços acessíveis. Além disso, a vida quotidiana deve tornar-se mais sustentável, a fim de garantir uma maior qualidade de vida.
Estratégias para transformação sustentável
Paralelamente aos investimentos anunciados, o governo das Baleares também lançou um pacto abrangente de sustentabilidade. Prohens enfatizou que serão adotados um total de 247 “fatores de transformação”, que servirão como estratégia para combater os desafios do overtourism. Neste contexto, foram identificados 59 objetivos estratégicos e 65 objetivos de desenvolvimento que visam alcançar a sustentabilidade económica, social e ambiental. As componentes essenciais da transformação incluem, entre outras coisas, a orientação do sistema turístico para a sustentabilidade, a redução da pressão ambiental e a melhoria da prosperidade da população, que constitui a base para uma mudança duradoura. De acordo com o Boletim Diário de Maiorca, estas medidas devem estar estreitamente ligadas para traçar uma linha ousada e consistente entre as medidas de contenção a curto prazo e os objectivos a longo prazo.
Um elemento central do plano apoiado pela UNESCO é um documento de 350 páginas que resume os resultados de nove meses de trabalho de doze grupos de trabalho. Este documento serve como um roteiro para a transformação e foi preparado com contribuições de vários setores empresariais e da sociedade civil. O governo das Baleares planeia apresentar as propostas ao parlamento de uma forma estruturada para garantir um amplo apoio. As futuras estratégias de turismo devem distanciar-se do elevado volume com preços baixos e reposicionar as Ilhas Baleares como um modelo global para o turismo sustentável e inovador.
Em resumo, o plano de investimento de Marga Prohens representa um passo significativo na direcção certa. Através de estratégias transparentes e de medidas concretas, os serviços, o ambiente e a estrutura social de Maiorca podem ser melhorados de forma sustentável. O objectivo final continua a ser uma transformação abrangente que não só ofereça reformas selectivas, mas também prometa mudanças profundas para um futuro mais habitável nas Ilhas Baleares.