Fábrica da MAN em Nuremberg: festival folclórico pelo 184º aniversário e visão para o futuro!
Fábrica da MAN em Nuremberg comemora 184 anos com dia da família e inicia produção de baterias; 500 milhões de euros em investimentos no futuro.
Fábrica da MAN em Nuremberg: festival folclórico pelo 184º aniversário e visão para o futuro!
No dia 12 de julho de 2025, a fábrica da MAN em Nuremberg celebrou o primeiro dia da família em nove anos e, ao mesmo tempo, o 184º aniversário da empresa. Cerca de 3.000 funcionários e um total de cerca de 9.000 convidados, incluindo o prefeito Marcus König, vivenciaram um evento que proporcionou um clima de festa folclórica com inúmeras atrações. Uma roda gigante com 40 metros de altura, que oferece espaço para 200 passageiros, foi construída especialmente para esta ocasião pela família de showmen Landwermann, que utiliza exclusivamente caminhões MAN. Foram entregues 2.500 toneladas de material para a construção da roda gigante. A programação de apoio incluiu, entre outras coisas, um palco musical, uma tenda de cerveja e inúmeras atrações infantis como castelos insufláveis e espectáculos de magia, que tornaram o dia inesquecível.
Como parte das comemorações, o CEO da MAN, Alexander Vlaskamp, enfatizou o início bem-sucedido da produção de baterias no local. Este movimento marca a diversificação da empresa, que anteriormente fabricava principalmente motores diesel de alto desempenho. Vlaskamp explicou que o local agora se baseia em dois pilares fortes: a produção de baterias e os mais recentes motores diesel MAN, especialmente o D30 PowerLion. Desde a década de 1920, a fábrica produziu um total de cerca de quatro milhões de motores e, com a nova produção de baterias, a capacidade pode ser expandida para até 100.000 baterias por ano no futuro, dependendo da situação do mercado.
Investimentos no futuro
Para o futuro da fábrica estão previstos investimentos que totalizam 500 milhões de euros, dos quais 250 milhões de euros serão destinados especificamente à produção de baterias. A nova linha de produção de baterias e a última geração de motores diesel MAN já estão em operação. O primeiro-ministro da Baviera, Dr. Markus Söder, e o ministro de Estado, Hubert Aiwanger, também estiveram presentes no início simbólico da produção de baterias e apertaram o botão de início na nova sala de produção do M50.
A produção inclui dispositivos de armazenamento de energia para ônibus e caminhões movidos a eletricidade. Com o início da produção em série dos eTrucks da MAN em junho, a necessidade de baterias de alta tensão continuará a aumentar. As baterias para os modelos de camiões MAN eTGL, MAN eTGS e MAN eTGX são fabricadas em Nuremberga, bem como para os autocarros elétricos da família Lion’s City E. Vlaskamp descreveu este dia como histórico para a empresa e destacou a transição significativa para uma nova era.
A combinação de comemorações e o ambicioso realinhamento da empresa mostra que a MAN está preparada para continuar a ter sucesso na indústria automóvel em mudança. A resposta positiva ao dia da família sugere que as pessoas afectadas e a região estão por detrás destas mudanças.