Falta de informação – preço muito alto: nova ação coletiva planejada contra o Volksbank
Nova ação coletiva anunciada contra o Südtiroler Volksbank após falta de informações e preços elevados para aumento de capital. Os acionistas estão preparando ações legais.

Falta de informação – preço muito alto: nova ação coletiva planejada contra o Volksbank
Bolzano – Uma nova ação coletiva é iminente contra o Südtiroler Volksbank depois que uma ação judicial movida pelos acionistas do Volksbank em Veneza já foi aprovada. A comissão de acionistas, composta por 3.000 acionistas do Volksbank, está a preparar este processo porque as ações perderam 55 por cento do seu valor desde que foram compradas, há nove anos, embora o banco tenha obtido um lucro líquido de 100 milhões de euros em 2023.
O presidente Walter Andreaus, da associação de defesa do consumidor Robin, critica o facto de o banco alegadamente não ter cumprido diversas regulamentações financeiras, nomeadamente no que diz respeito à falta de informação e aos preços inflacionados das ações no aumento de capital 2015/16. A comissão de acionistas alega que muitos acionistas tiveram os seus direitos restringidos e que o banco não está disposto a negociar, razão pela qual uma disputa judicial é inevitável.
Cerca de 27 mil pessoas adquiriram ações como parte do aumento de capital e têm a oportunidade de ingressar na ação coletiva. O Tribunal de Recurso de Veneza já aprovou uma ação coletiva semelhante, que será ouvida em setembro para decidir sobre uma possível compensação aos acionistas. A situação continua a levantar questões sobre as ações e a transparência do Südtiroler Volksbank, que estão a ser criticadas por vários quadrantes.