Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: 1,9 mil milhões de euros para escolas e infraestruturas!
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental receberá 1,9 mil milhões de euros para educação e infraestruturas. Primeiro Ministro enfatiza renovação de escolas.
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: 1,9 mil milhões de euros para escolas e infraestruturas!
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (MV) está prestes a receber uma subvenção financeira significativa do pacote de investimento do governo federal. Será disponibilizado um total de 1,9 mil milhões de euros, o que dará à primeira-ministra Manuela Schwesig a oportunidade de renovar fundamentalmente a infra-estrutura em dificuldades das escolas do país. Estes fundos fazem parte de um fundo especial maior de 100 mil milhões de euros disponibilizado pelo governo federal. Schwesig enfatiza que a educação é o foco mais importante na utilização desses fundos, o que deve beneficiar as gerações que estudam e aprendem. Alto popa.de 600 milhões de euros foram destinados especificamente para edifícios escolares modernos com equipamento digital.
A distribuição de fundos foi discutida em detalhe numa recente cimeira de investimento, que contou com a presença de representantes de associações municipais, empresariais e sindicais, entre outros. O governo do estado pretende investir um total de 750 milhões de euros em escolas e universidades nos próximos doze anos. Isto corresponde a uma parte significativa dos fundos disponibilizados, que prevêem também a modernização das infraestruturas escolares e a digitalização ndr.de relatado.
Investimentos e prioridades planejados
O pacote de investimento prevê uma distribuição abrangente de fundos: além dos 600 milhões de euros para as escolas, estão previstos mais 150 milhões de euros para as universidades. Além disso, 520 milhões de euros irão para a digitalização e para as infraestruturas energéticas e de transportes do país. 250 milhões de euros serão atribuídos à manutenção de hospitais e reformas dos cuidados de saúde, enquanto 300 milhões de euros serão destinados à segurança interna. Além disso, estão previstos 100 milhões de euros para instalações desportivas, jardins zoológicos e instituições culturais.
- 600 Millionen Euro für moderne Schulgebäude und Digitalisierung
- 150 Millionen Euro für Hochschulen
- 520 Millionen Euro für Digitalisierung und Infrastruktur
- 250 Millionen Euro für Gesundheitswesen
- 300 Millionen Euro für innere Sicherheit
- 100 Millionen Euro für Sport und Kultur
O Primeiro-Ministro Schwesig manifestou a expectativa de que estes investimentos estimulem a economia em MT e assim mantenham as encomendas no país. Cerca de 60 por cento do dinheiro será utilizado pelos municípios, o que sublinha a ancoragem local das medidas. Outra cimeira especial para analisar os progressos foi anunciada para o início de 2026.
Críticas e apoio dos partidos
Apesar da resposta positiva dos partidos do governo, também houve vozes críticas. O líder do grupo parlamentar da AfD, Nikolaus Kramer, acusou o governo estadual de apenas convidar parceiros de conversa agradáveis e criticou a distribuição planeada de fundos como um “prestidigitação” político. O deputado do FDP, René Domke, também relatou preocupações e apelou a mais esforços de poupança e a uma política de dívida responsável. O Comandante-Daniel Peters, da CDU, enfatizou a necessidade de colocar rapidamente as resoluções em prática e alertou contra a distribuição mal pensada de fundos.
No entanto, a satisfação com os resultados da cimeira foi expressa pelo SPD, pela Esquerda e pela Confederação Sindical Alemã (DGB), o que ilustra a divisão política nesta matéria. Embora muitos reconheçam as oportunidades dos investimentos, outros permanecem céticos quanto à implementação prática.