Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: Quase dois mil milhões de euros para escolas e segurança!
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental receberá quase 2 mil milhões de euros para escolas e infraestruturas do pacote de investimento federal. Cimeira planeada para implementação.
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental: Quase dois mil milhões de euros para escolas e segurança!
Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental pode contar com um apoio significativo de Berlim, uma vez que o estado está a receber quase dois mil milhões de euros do pacote de investimento do governo federal. Este montante, que será distribuído por um período de doze anos, será utilizado em diversos projectos. Isto inclui, entre outras coisas, a renovação de edifícios escolares e de edifícios policiais, bem como medidas para a digitalização e o reforço das infraestruturas. Laura Pooth, presidente da DGB Norte, anunciou esta notícia após uma “cimeira de investimento” que também contou com a presença da primeira-ministra de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, Manuela Schwesig (SPD). Os fundos são financiados através de dívida, o que facilita o planeamento e implementação a longo prazo dos projectos, relata estrela.
A distribuição dos fundos de investimento foi intensamente discutida por diversos atores. Antes da cimeira, representantes de associações e partidos políticos deixaram claras as suas expectativas e exigências. O conselho distrital defende a disponibilização de dois terços dos fundos ao nível local, especialmente para a renovação de estradas, pontes e escolas, como Mundo relatado.
Demandas e expectativas
Além disso, os representantes da indústria da energia eólica apelam a investimentos direcionados na infraestrutura de rede, a fim de acelerar a expansão das energias renováveis. Outro tema que moldou a discussão é a necessidade de investimentos na área de segurança interna. O sindicato da polícia queixou-se de não ter sido convidado para as conversações, o que causou descontentamento. A CDU no parlamento estadual também manifestou incompreensão sobre a sua não participação nas deliberações.
Os Verdes aproveitaram a oportunidade para apresentar uma moção para a próxima sessão plenária na qual exigem 50 por cento dos fundos especiais disponibilizados pelo governo federal para medidas de protecção climática. Isto ilustra o espectro diversificado de exigências colocadas ao pacote de investimento.
O caminho para a implementação
A primeira-ministra Manuela Schwesig planeja uma nova discussão sobre a distribuição de recursos e vê a necessidade de criar rapidamente requisitos legais junto ao governo federal para a implementação do pacote de investimentos. Ela enfatiza a importância de que os municípios não sejam restringidos em suas oportunidades de investimento por recursos federais. Deve ser assegurado que os fundos estatais possam ser disponibilizados para além disso, ou seja, adicionalmente. O líder do grupo parlamentar da CDU, Daniel Peters, deixou claro que muitos projetos nos municípios aguardam para serem implementados.
Schwesig anunciou que informará o parlamento estadual sobre os resultados da cúpula de investimentos na quarta-feira. Isto mostra quão importante é a comunicação transparente e o intercâmbio contínuo com os órgãos políticos para o sucesso da implementação dos projetos.