Megaprojeto em Hanói: Pacific Group planeja investir bilhões!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O PM Chinh reúne-se com investidores para promover projetos de infraestrutura multibilionários em Hanói e no Vietnã.

Megaprojeto em Hanói: Pacific Group planeja investir bilhões!

Em 26 de junho de 2025, o Primeiro Ministro Pham Minh Chinh recebeu o Sr. Nghiem Giai Hoa, Presidente do Pacific Group, em Xangai. Este grupo é uma das 500 maiores empresas do mundo e já implementou mais de 1.000 projetos na China. Durante a reunião, foi assinado um importante memorando de entendimento entre o Grupo do Pacífico e o Comité Popular de Hanói, que prevê milhares de milhões de dólares em investimentos e desenvolvimento de infra-estruturas nos próximos cinco anos. O Pacific Group já está ativamente envolvido na construção da ponte Tu Lien em Hanói.

A ponte fará parte de um projecto de infra-estruturas mais vasto, ancorado no plano director nacional de transportes para 2030 e numa visão para 2050. A estrutura planeada terá impressionantes 2,9 quilómetros de comprimento e atravessará o Rio Vermelho. Além disso, a Ponte Tu Lien foi projetada para fornecer seis faixas para veículos motorizados, bem como duas faixas para motocicletas e carros, e duas passarelas para pedestres. O custo total do investimento deste grande projeto é de aproximadamente VND 22 trilhões (cerca de US$ 863 milhões) e a ponte será conectada à via expressa Hanói-Thai Nguyen. Este importante projeto será realizado no âmbito de um contrato de Engenharia, Aquisição e Construção (EPC), para o qual o Vingroup e o China Pacific Construction Group assinaram um memorando de entendimento.

Investimentos estratégicos no Vietname

Nghiem Giai Hoa informou sobre os investimentos anteriores do Pacific Group no Vietnã e expressou o desejo de participar de outros projetos importantes, especialmente na área de construção de rodovias. O Primeiro-Ministro manifestou-se aberto a estas propostas e destacou a necessidade de reduzir para metade o tempo de conclusão das vias rápidas. Chinh instou o grupo a concluir rapidamente seus projetos e explorar oportunidades de participação em outros grandes projetos de infraestrutura em Hanói e na cidade de Ho Chi Minh.

Outro aspecto importante da reunião foi a cooperação com a Corporação de Aeronaves Comerciais da China (COMAC). O Primeiro Ministro Chinh elogiou as conquistas da COMAC no desenvolvimento de aeronaves comerciais modernas, especialmente o C919. Funcionários da COMAC relataram um investimento total de US$ 20 bilhões para o desenvolvimento de diversas aeronaves, incluindo o C919, ARJ21 e C929. Foi também proposta a promoção da utilização de aeronaves COMAC no Vietname e a intensificação da cooperação entre a companhia aérea vietnamita Vietjet e a COMAC.

Para reforçar a cooperação a longo prazo, o Primeiro-Ministro Chinh recomendou também a concentração nos serviços de manutenção e reparação, bem como nos contratos de compra e leasing e na formação de pessoal.