Pensão materna III: está chegando o aumento da pensão das famílias - é assim que você se beneficia!
O governo Merz está a planear um programa de emergência para a reforma das pensões e a promoção do investimento em 2025; A pensão materna III está sendo planejada.
Pensão materna III: está chegando o aumento da pensão das famílias - é assim que você se beneficia!
O governo Merz, composto pela União e pelo SPD, decidiu sobre um “programa imediato” abrangente em 28 de maio de 2025, que inclui cerca de 60 projetos. O objetivo deste programa é facilitar os investimentos e promover a economia. Uma componente central do programa é uma reforma abrangente das pensões, que visa um nível de pensões garantido de 48% do rendimento médio até 2031. As principais inovações incluem a introdução de uma pensão activa e de início precoce, bem como ajustamentos significativos à pensão da mãe.
A pensão de mãe entrou em vigor em 1 de janeiro de 2014 e é paga como complemento da pensão legal. Seguiu-se em 2019 a Pensão Materna II, que melhorou o reconhecimento dos períodos de criação dos filhos para os filhos nascidos antes de 1992. Os pais podem ter até 2,5 anos de criação dos filhos creditados para esses filhos, enquanto até três anos de criação dos filhos podem ser creditados para os filhos nascidos depois de 1992. Um modelo de pensão materna que ainda está planejado, denominado Pensão Materna III, visa aumentar os pontos de pensão para todos os pais para três por filho, independentemente do ano de nascimento.
Pensão materna planejada III
A introdução da pensão materna III poderá ocorrer a partir de 2026, mas ainda está em fase de planeamento. Esta reforma é considerada dispendiosa, com custos adicionais estimados em cerca de 4,5 mil milhões de euros. Os custos para creditar períodos de educação dos filhos ascendem atualmente a 25 mil milhões de euros e poderão aumentar para 27 mil milhões de euros até 2027. Uma estratégia de financiamento sólida é um pré-requisito para a implementação da pensão materna III.
De acordo com o seguro de pensões alemão, o seguro de pensões legal deveria creditar contribuições obrigatórias para a educação dos filhos, a fim de compensar o emprego limitado dos pais. O direito à pensão de mãe aplica-se aos beneficiários de pensões cujos cálculos tenham em conta os períodos de educação dos filhos nascidos antes de 1992. É também importante mencionar que os períodos de educação só podem ser atribuídos a um dos progenitores, geralmente a mãe.
Pessoas elegíveis e mais detalhes
No entanto, há muitas pessoas que podem ter direito à pensão materna, incluindo pais, pais do mesmo sexo, pais adoptivos, pais adoptivos, padrastos, bem como avós e outros familiares. Os pais podem receber pensão de mãe se tiverem criado predominantemente o filho, podendo o tempo de parentalidade ser-lhes transferido retroativamente até um máximo de dois meses, desde que ambos os progenitores o declarem por escrito.
Apesar das medidas abrangentes e das reformas planeadas, as discussões actuais sobre pensões e segurança na velhice, em particular a expansão da CDU/CSU e da pensão materna do SPD, ainda são intensas. No entanto, os detalhes e os planos de implementação específicos da pensão materna III permanecem pouco claros e o seguro de pensões alemão não fornece mais informações sobre este assunto. Os desenvolvimentos nesta área continuarão a exigir um acompanhamento atento.
Você pode encontrar mais informações sobre as questões atuais em torno da pensão materna e das reformas nos relatórios Mercúrio e o Seguro de pensão alemão.