Os investimentos sustentáveis estão em franca expansão: os investidores privados estão cada vez mais centrados no futuro!
Os investidores privados investem cada vez mais em investimentos sustentáveis, enquanto os investidores institucionais permanecem cautelosos. Estudo de mercado mostra crescimento de 13%.
Os investimentos sustentáveis estão em franca expansão: os investidores privados estão cada vez mais centrados no futuro!
Na Suíça, a tendência para investimentos sustentáveis está a acelerar, especialmente entre os particulares. Um estudo de mercado realizado pela Swiss Sustainable Finance (SSF) mostra que o volume total de investimentos relacionados com a sustentabilidade no final de 2024 foi de 1.881 mil milhões de francos, o que corresponde a um crescimento de 13 por cento em relação ao ano anterior. Embora os investidores privados invistam cada vez mais nesta área, a relutância dos investidores institucionais continua a ser visível. A CEO Sabine Döbeli enfatiza que os investimentos relacionados com a sustentabilidade estão de volta ao caminho do crescimento após dois anos mais fracos. Assim, a participação dos investidores privados no volume total aumentou de 28 para 33 por cento, com os investimentos aumentando de 468 para 619 mil milhões de francos.
Em contraste, o crescimento entre os investidores institucionais foi mais moderado. Investiram apenas entre 1.192 e 1.262 mil milhões de francos, o que corresponde a um aumento de 5,8 por cento. O desenvolvimento geral dos mercados financeiros foi de cerca de 8 por cento. Isto torna ainda mais notável o crescimento significativo nas áreas de investimentos sustentáveis e a crescente proporção de investidores privados. Contudo, o estudo do SSF não faz distinção entre o crescimento impulsionado pelo mercado e os fluxos reais para investimentos sustentáveis.
Razões para crescimento
A crescente procura por parte de investidores privados é percebida pelos bancos e gestores de ativos como um fator-chave para o aumento dos investimentos sustentáveis. A vantagem competitiva que os investimentos sustentáveis oferecem também está a impulsionar a tendência. Além destes aspectos, 73 por cento dos investidores institucionais afirmam que a sua estratégia de investimento a longo prazo é uma razão fundamental para os seus investimentos sustentáveis.
Os investimentos centrados no clima aumentaram 33 por cento durante o período do relatório, os investimentos de impacto aumentaram 27 por cento e os investimentos temáticos em sustentabilidade aumentaram 16 por cento. Outra tendência é a crescente importância do comprometimento, que inclui influenciar ativamente as empresas em relação à sustentabilidade. O interesse em classes de activos alternativos também está a crescer, com o capital privado a subir 22 por cento, a dívida privada a subir 17 por cento e as estratégias de fundos de cobertura a subir uns impressionantes 43 por cento, apesar de representarem apenas cerca de 1 por cento da alocação total.
Desafios para investimentos sustentáveis
Permanece a incerteza quanto ao desempenho dos investimentos sustentáveis. A questão de saber se os investimentos sustentáveis têm um desempenho melhor do que os investimentos não conformes com os critérios ESG e se podem satisfazer as expectativas de retorno dos investidores continua relevante. No entanto, a pressão de terceiros pode encorajar alguns investidores a continuarem a investir nesta área, apesar dos desafios que existem.
O mercado de investimentos sustentáveis apresenta, portanto, um crescimento dinâmico, ao mesmo tempo que há uma variedade de desafios que devem continuar a preocupar os decisores.