Nova circular revoluciona projetos de mineração a partir de julho de 2025!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O artigo destaca novas regulamentações para projetos de investimento em extração mineral, que entrarão em vigor a partir de 1º de julho de 2025.

Nova circular revoluciona projetos de mineração a partir de julho de 2025!

No dia 29 de maio de 2025 haverá novidades sobre a regulamentação de projetos de investimento na área de extração mineral no Vietnã. De acordo com uma circular que constitui a base das novas diretrizes, o conteúdo e as áreas de aplicação de tais projetos estão claramente definidos. Estes regulamentos não dizem apenas respeito à extracção de minerais, mas excluem petróleo, gás e outras fontes naturais de água, com excepção de fontes naturais minerais e de água quente. A circular se aplica a organizações e indivíduos ativos na área de extração mineral e consultoria de investimento em construção.

As autoridades administrativas estaduais responsáveis ​​referem-se às leis relevantes, incluindo a Lei da Construção, Planeamento e Minerais. É estabelecido o conteúdo básico de projeto para projetos de investimento em extração mineral, incluindo conteúdo de planejamento de minas e desenhos de construção. O que é particularmente importante é que a Circular 31/2025/TT-BCT revoga a anterior Circular n.º 26/2016/TT-BCT e entra em vigor em 1 de julho de 2025.

Sustentabilidade no setor de matérias-primas

Um aspecto fundamental para o desenvolvimento sustentável do sector das matérias-primas é a disponibilidade de informação abrangente sobre os recursos minerais. As autoridades mineiras trabalham para recolher dados sobre as indústrias extractivas e a geologia, que são publicados sob a forma de mapas de recursos minerais, inventários e directrizes de investimento. Esta informação ajuda a reduzir os riscos comerciais para as empresas e incentiva o investimento na exploração e mineração.

Fornecer esses dados facilita o acesso ao setor de matérias-primas e aumenta as chances de descobrir depósitos rentáveis. Contudo, nem todos os recursos descobertos são economicamente viáveis; o valor de mercado de um metal nem sempre explica o seu verdadeiro valor económico. Após uma exploração bem-sucedida, as empresas mineiras realizam extensos processos de avaliação económica antes de poderem dar o passo de autorizar a mineração.

Ferramentas para melhorar a eficiência

Um conjunto de ferramentas especialmente desenvolvido apoia as autoridades mineiras na avaliação económica de potenciais projectos de recursos minerais. Permite a avaliação monetária nas fases iniciais de desenvolvimento, bem como uma análise abrangente de rentabilidade na fase de estudo de viabilidade. A avaliação final também terá em conta os impactos ambientais e sociais, bem como as infra-estruturas existentes.

O kit de ferramentas foi implementado com sucesso pela primeira vez no Tajiquistão e agora também é utilizado por outros países como parte da cooperação alemã para o desenvolvimento. Após a formação adequada, o Grupo de Trabalho de Geologia Económica pode utilizar de forma independente o kit de ferramentas para reavaliar os depósitos de recursos minerais. A digitalização destas ferramentas permitiu que estivessem acessíveis no site do Programa Setorial, representando um passo valioso para autoridades públicas, empresas e instituições de ensino.

Os actuais desenvolvimentos no Vietname e as iniciativas para promover a extracção de matérias-primas mostram quão importantes são regulamentações eficientes e informações abrangentes para a utilização sustentável dos recursos minerais. Tanto as novas directrizes como o apoio fornecido pelo conjunto de ferramentas são factores cruciais para moldar com sucesso o futuro do sector extractivo.

Para mais informações sobre as novas regulamentações, acesse Vietnã.vn bem como o potencial de matéria-prima BMZ.de.