A Baixa Saxónia está ameaçada com um buraco fiscal: 1,3 mil milhões de euros perdidos até 2029!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Baixa Saxónia enfrenta um buraco fiscal de 1,3 mil milhões de euros até 2029, enquanto são necessários investimentos e cortes orçamentais.

A Baixa Saxónia está ameaçada com um buraco fiscal: 1,3 mil milhões de euros perdidos até 2029!

A Baixa Saxónia enfrenta um desafio: o estado espera um declínio nas receitas fiscais de até 1,3 mil milhões de euros até 2029, em comparação com previsões anteriores. O Ministro das Finanças, Gerald Heere (Verdes), reitera que não está surpreendido com esta evolução. A economia do país está no seu terceiro ano sem crescimento significativo, o que requer ações significativas. O ministro apela a impulsos de crescimento rápido e enfatiza a necessidade de receitas fiscais fiáveis ​​para cumprir as tarefas do Estado, a fim de superar os desafios financeiros. NDR informa que o governo do estado espera mais 100 milhões de euros em receitas fiscais este ano, mas isso não será suficiente para colmatar a lacuna fiscal nos próximos anos.

A situação é ainda pior pelos fundos especiais previstos pelo governo federal de até 1,4 mil milhões de euros anuais, que não são esperados antes de 2026, no mínimo. Ulf Thiele (CDU) apela a um verdadeiro alívio e a um planeamento, adjudicação e realização acelerados de investimentos, a fim de melhorar as condições económicas. Philipp Raulfs (SPD) apoia o planejamento cauteloso do governo estadual, mas alerta que os projetos devem ser considerados com cautela.

Alertas e exigências da economia

A Federação Alemã de Sindicatos (DGB) alerta para um “congelamento de poupanças e cortes” que ameaça apesar das possibilidades financeiras limitadas. Jan Vermöhlen, da Associação de Contribuintes, apela a um maior alívio para os municípios endividados e a uma redução da dimensão do aparelho administrativo e ministerial. Isto poderia fornecer impulsos positivos para garantir a capacidade de ação municipal. n-tv relata que se espera que todos os orçamentos dos condados fiquem novamente no vermelho até 2025, sublinhando a necessidade urgente de encontrar soluções sustentáveis.

O governo estadual vermelho-verde está, portanto, a planear uma reunião orçamental no final de Junho para desenvolver estratégias que irão contrariar futuros cortes. Apesar da situação orçamental apertada, haverá um excedente de quase 680 milhões de euros em 2023, dos quais 100 milhões de euros serão distribuídos pelos municípios. Receberão também 640 milhões de euros de um excedente orçamental para 2024 e poderão decidir por si próprios como utilizar esses fundos.

Perspectivas e desafios

Os desafios para a Baixa Saxónia são consideráveis. Dado o valor médio de 212 mil euros herdado no ano passado e a resultante receita fiscal de 658 milhões de euros, o governo do estado deve encontrar soluções criativas e responsáveis. Será importante não cortar, por enquanto, os benefícios para os cidadãos, enquanto o modelo fiscal é revisto para fazer face aos encargos financeiros do futuro.