A ÖBB investe 19,7 mil milhões de euros no futuro do transporte ferroviário: é assim que continua!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A ÖBB está a investir 19,7 mil milhões de euros em projetos ferroviários até 2030 para fortalecer a mobilidade ecológica e as ligações regionais.

A ÖBB investe 19,7 mil milhões de euros no futuro do transporte ferroviário: é assim que continua!

Em 15 de maio de 2025, as Ferrovias Federais Austríacas (ÖBB) apresentaram seu novo plano-quadro para o período 2025-2030. O plano prevê um amplo volume de investimento de 19,7 mil milhões de euros, que irá fluir para infraestruturas e modernização do transporte ferroviário. De acordo com as informações de presse-oebb.at O anterior montante de investimento para o período 2024-2029 foi estimado em 21,1 mil milhões de euros.

O nível de investimento planeado de mais de 3,2 mil milhões de euros anuais destina-se a ajudar a criar uma oferta de mobilidade atractiva e amiga do ambiente para o futuro. Um objetivo central destes investimentos é apoiar a transição da mobilidade e fortalecer a economia nacional.

Projetos e modernizações importantes

Os projectos essenciais do plano-quadro incluem, entre outras coisas, a construção do Koralmbahn, o Túnel Base de Semmering, o Túnel Base do Brenner, a expansão de quatro vias da linha ocidental e a modernização do S-Bahn em Viena. Além disso, serão introduzidos novos programas para digitalizar e modernizar as operações ferroviárias, a fim de aumentar a eficiência da ferrovia.

Os projectos de infra-estruturas foram examinados em detalhe devido ao seu impacto no tráfego e na política económica. Alguns projectos estão a ser adiados rapidamente para permitir a consolidação orçamental. Ao mesmo tempo, o reforço dos caminhos-de-ferro regionais continua a ser uma prioridade importante, com investimentos em vários projetos ferroviários regionais na Baixa Áustria, na Alta Áustria e na Estíria. Está também a ser considerada a análise de comboios regionais menos frequentados, a fim de desenvolver novas soluções de transporte.

Financiamento e planejamento estratégico

No total, o plano-quadro reserva 4,8 mil milhões de euros para a manutenção da rede existente. A Áustria também possui uma das redes ferroviárias mais densas da UE, com dois terços dos comboios de longa distância com partida ou chegada no estrangeiro. Garantir a qualidade e a estabilidade da rede a longo prazo é a principal prioridade.

O plano-quadro é elaborado pela ÖBB-Infraestrutura AG em estreita cooperação com o Ministério Federal da Proteção Climática (BMK). O acordo é então alcançado com o Ministério Federal das Finanças (BMF). A base dos planos-quadro é a rede alvo da ÖBB-Infrastruktur AG, que contém objectivos de política de transportes e especifica o caminho de desenvolvimento da rede ferroviária. São priorizadas tanto especificações gerais quanto projetos específicos baseados em análises de custo-benefício e previsões de tráfego, como bmimi.gv.at explicou.

Os planos-quadro visam criar o sistema integrado de horários regulares e expandir a capacidade das rotas na rede principal, a fim de promover uma transferência do tráfego rodoviário para ferroviário. Já existe um projeto técnico para a rede-alvo desejada para 2040, que deverá avançar ainda mais no planeamento do quadro no futuro.