Preços do petróleo estagnam em US$ 90, apesar das tensões no Oriente Médio
Desenvolvimentos actuais no mercado petrolífero: a crise do Médio Oriente é ignorada, os stocks aumentam e a recuperação das taxas de juro é adiada. Saber mais! #Mercado de petróleo #Crise no Oriente Médio #Mudança nas taxas de juros

Preços do petróleo estagnam em US$ 90, apesar das tensões no Oriente Médio
O mercado petrolífero não está actualmente impressionado com a situação tensa no Médio Oriente. Apesar da ameaça de escalada e das ameaças de violência, os preços do petróleo bruto mal se mantêm acima da marca dos 90 dólares por barril. O preço do petróleo bruto Brent está actualmente em 90,5 dólares por barril, embora a dinâmica do aumento dos preços tenha abrandado nas últimas semanas. Surpreendentemente, Teerão e outros intervenientes em situações semelhantes têm muitas vezes recuado, gerindo as suas atividades terroristas principalmente em segundo plano.
No que diz respeito ao fornecimento de petróleo fora das regiões de conflito, as tendências actuais tendem a atenuar os preços. As elevadas taxas de inflação e um mercado de trabalho robusto nos EUA estão actualmente a atrasar a recuperação das taxas de juro, o que está a ter um impacto negativo na economia global e, portanto, também na procura de petróleo. Além disso, o aumento acentuado dos stocks de petróleo bruto nos EUA, bem como o aumento dos volumes nos parques de tanques de gasóleo/óleo de aquecimento e gasolina estão a exercer pressão sobre o mercado. A procura nacional de petróleo nos EUA caiu mesmo abaixo dos valores do ano anterior, o que indica que a oferta de petróleo está actualmente relaxada.
Para o mercado alemão de óleo para aquecimento, a evolução dos preços mostra um ligeiro aumento após uma descida nos últimos dias. O preço médio nacional situa-se atualmente entre 103-104 euros por 100 litros para entrega standard. Este aumento de preços deve-se em parte à fraqueza do gasóleo, o precursor do gasóleo e do óleo para aquecimento. As refinarias conseguiram manter margens elevadas no outono passado, que estão agora a ser corrigidas à medida que a procura fica aquém das expectativas.
Apesar das tensões geopolíticas no Médio Oriente e do aumento das existências no mercado petrolífero, a situação do abastecimento de óleo para aquecimento continua boa. Os consumidores são aconselhados a reduzir o seu consumo e a repensar as suas soluções de aquecimento à luz da crise climática global. Os centros de aconselhamento ao consumidor oferecem inúmeras dicas e recomendações. Os actuais preços do petróleo bruto mostram um equilíbrio delicado entre a agitação política no Médio Oriente e a evolução do próprio mercado petrolífero.