A indústria austríaca receberá um bónus de electricidade de 150 milhões de euros para 2025!
O Ministério dos Assuntos Económicos da Áustria anuncia um bónus de electricidade para a indústria em 2025 para promover a competitividade e a eficiência energética.
A indústria austríaca receberá um bónus de electricidade de 150 milhões de euros para 2025!
O Ministério dos Assuntos Económicos da Áustria anunciou hoje a introdução de um bónus de eletricidade para indústrias com utilização intensiva de energia para os anos de 2025 e 2026. O orçamento destina 75 milhões de euros para cada uma delas, perfazendo um total de 150 milhões de euros. Esta é uma medida importante porque a última equalização dos custos do preço da eletricidade ocorreu em 2022, quando foram pagos 185 milhões de euros a 44 empresas. O Ministro da Economia, Wolfgang Hattmannsdorfer, sublinha que o alívio é crucial para as empresas que estão sob pressão dos elevados preços da energia.
O preço da eletricidade caiu cerca de 75 por cento desde 2022, o que beneficia as empresas austríacas. Além disso, apenas empresas com consumo anual de energia elétrica igual ou superior a 1 gigawatt hora (GWh) podem solicitar o bônus. Porém, em contrapartida, as empresas devem investir em medidas de eficiência energética para receberem o bônus. Hattmannsdorfer alertou que sem este apoio haveria o risco de a indústria se deslocar para países com regulamentações ambientais mais baixas.
Medidas para a competitividade
O novo prémio aos preços industriais será decidido em Conselho de Ministros nas próximas duas semanas e pago retroativamente para 2025. Atendendo ao facto de não ter havido pagamentos compensatórios em 2023 e 2024, isto representa um apoio importante para as empresas. A Áustria está no meio da comparação europeia de preços da energia, o que cria incentivos adicionais à competitividade.
As medidas estão a ser tomadas não só para aliviar o fardo que recai sobre a indústria, mas também para travar a desindustrialização progressiva. O Ministério dos Assuntos Económicos deixou claro que a segurança do abastecimento, a evolução dos preços e a protecção do clima devem ser tidas em conta em todo o planeamento. Está também a ser elaborada uma tarifa social para os agregados familiares, a fim de aliviar os encargos também nesta área.
Globalmente, o anúncio do bónus de electricidade mostra que o governo austríaco está a responder aos desafios que a indústria enfrenta e a tomar medidas para reforçar a competitividade em comparação internacional. Estes são passos na direção certa para apoiar a economia num contexto energético em mudança. Você pode encontrar mais informações sobre este assunto em IW Colônia.