Ação da Petrobras: dividendos monstruosos e aumento de preços – vale a pena investir em 2024?
Segundo relatório de www.sharedeals.de, as ações da petrolífera brasileira Petrobras (WKN: 932443) cativaram o coração de seus investidores nos últimos anos. O preço das ações subiu 68% em 2023, e a empresa distribuiu dividendos monstruosos, com um rendimento de dividendos em torno de 20%. A questão que se coloca agora é se a história de sucesso continuará em 2024. A Petrobras é uma petrolífera brasileira que atua em todas as áreas de produção de energia. Explora, produz, refina, comercializa e transporta petróleo, derivados, gás natural e outros hidrocarbonetos, está envolvida em biocombustíveis e energias renováveis e possui uma extensa rede de oleodutos, petroleiros...

Ação da Petrobras: dividendos monstruosos e aumento de preços – vale a pena investir em 2024?
De acordo com um relatório de www.sharedeals.de, as ações da petrolífera brasileira Petrobras (WKN: 932443) cativaram o coração de seus investidores nos últimos anos. O preço das ações subiu 68% em 2023, e a empresa distribuiu dividendos monstruosos, com um rendimento de dividendos em torno de 20%. A questão que se coloca agora é se a história de sucesso continuará em 2024.
A Petrobras é uma empresa petrolífera brasileira que atua em todas as áreas de produção de energia. Explora, produz, refina, comercializa e transporta petróleo, derivados, gás natural e outros hidrocarbonetos, está envolvida em biocombustíveis e energias renováveis e possui uma extensa rede de oleodutos, petroleiros e terminais para transporte de matérias-primas. O valor de mercado da empresa é de quase US$ 103 bilhões.
As ações da Petrobras têm se mostrado uma dica de compra nos últimos anos. Apesar da incerteza política e da volatilidade devido às eleições presidenciais no Brasil, a empresa registou fortes lucros e amplos fluxos de caixa. No entanto, a Petrobras planeja mudar sua política de remuneração, distribuindo menos percentual de seu fluxo de caixa livre no futuro. O governo brasileiro está buscando maiores investimentos na proteção climática, o que teoricamente poderia levar a distribuições mais baixas.
No entanto, o rendimento de dividendos ainda está bem acima do que outras grandes empresas petrolíferas pagam. Mesmo que os dividendos fossem cortados pela metade, o rendimento ainda seria superior a 10%. As ações da Petrobras estão atualmente avaliadas a um índice P/L futuro de 4,28, o que parece barato em comparação com outras grandes empresas petrolíferas.
As perspectivas futuras da acção dependem também da evolução dos preços do petróleo e da situação económica. Uma tendência de aumento da recessão ou um enfraquecimento da economia dos EUA poderia ter um impacto negativo nos estoques de petróleo e na Petrobras. Pessoalmente, eu esperaria por uma correção após o forte aumento de preços e compraria a preços em torno de US$ 15. Deve-se notar também que as ações preferenciais podem se beneficiar de recompras de ações e, portanto, devem ser preferenciais.
No geral, a Petrobras continua sendo um investimento interessante, mas que precisa ficar de olho na evolução do mercado de petróleo e nas mudanças regulatórias.
Fonte: www.sharedeals.de
Leia o artigo fonte em www.sharedeals.de