O preço do gás natural na Europa cai bem abaixo dos 30 euros por megawatt-hora – especialistas alertam para novas quedas
De acordo com um relatório de www.finanzen.net, o preço do gás natural na Europa caiu significativamente na segunda-feira, caindo abaixo da marca dos 30 euros por megawatt hora (MWh) pela primeira vez em quase cinco meses. O histórico TTF do contrato futuro para entrega em um mês na bolsa de valores de Amsterdã caiu cerca de oito por cento, para 29,29 euros por megawatt-hora (MWh). Isto mostra que o gás natural europeu está mais barato do que tem sido desde Agosto passado. Os especialistas em matérias-primas apontaram para o fornecimento comparativamente elevado de gás natural, uma vez que vários países substituíram as entregas russas nos últimos meses pelo aumento das importações de gás liquefeito de outros países. …

O preço do gás natural na Europa cai bem abaixo dos 30 euros por megawatt-hora – especialistas alertam para novas quedas
De acordo com um relatório de www.finanzen.net, o preço do gás natural na Europa caiu significativamente na segunda-feira e ficou abaixo da marca dos 30 euros por megawatt hora (MWh) pela primeira vez em quase cinco meses. O histórico TTF do contrato futuro para entrega em um mês na bolsa de valores de Amsterdã caiu cerca de oito por cento, para 29,29 euros por megawatt-hora (MWh). Isto mostra que o gás natural europeu está mais barato do que tem sido desde Agosto passado.
Os especialistas em matérias-primas apontaram para o fornecimento comparativamente elevado de gás natural, uma vez que vários países substituíram as entregas russas nos últimos meses pelo aumento das importações de gás liquefeito de outros países. Isto também foi possível graças à construção de terminais de gás liquefeito na costa alemã. Além disso, o preço do gás natural europeu ultrapassou uma marca psicologicamente importante de 30 euros, o que é sublinhado pelos observadores do mercado.
Tim Partridge, do LG Energy Group, não descarta novas quedas de preços, o que poderia levar a uma possível correção de preços no mercado. De referir que o preço do megawatt-hora no início de 2023 ainda era de 79 euros, o que ilustra claramente a atual redução de preços. As instalações de armazenamento de gás natural na Alemanha estão bem cheias, o que é positivo dada a estação fria.
Estes desenvolvimentos poderão ter impacto nos contratos internacionais de fornecimento e na concorrência no mercado do gás natural. Em particular, países fornecedores como a Rússia poderão registar um declínio nas suas quotas de mercado devido ao aumento das importações de gás liquefeito de outros países. Os consumidores na Europa poderão beneficiar de preços mais baixos, enquanto as empresas do sector do gás natural poderão enfrentar margens cada vez menores. A evolução do preço do gás natural desempenhará, portanto, um papel importante para os participantes no mercado nos próximos meses.
Leia o artigo fonte em www.finanzen.net