PSG x Inter de Milão: O duelo entre os gigantes na final da Liga dos Campeões!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

PSG e Inter de Milão se encontrarão na final da Liga dos Campeões de 2025, com foco em diferentes estratégias de investimento.

Im Champions-League-Finale 2025 treffen PSG und Inter Mailand aufeinander, fokussiert auf unterschiedliche Investitionsstrategien.
PSG e Inter de Milão se encontrarão na final da Liga dos Campeões de 2025, com foco em diferentes estratégias de investimento.

PSG x Inter de Milão: O duelo entre os gigantes na final da Liga dos Campeões!

No dia 31 de maio de 2025, Paris Saint-Germain (PSG) e Inter de Milão se enfrentarão na final da Liga dos Campeões, marcando o primeiro encontro entre esses dois pesos pesados ​​na história do futebol europeu. O PSG, que está sob gestão da Qatar Sports Investments desde 2011, segue uma estratégia de investimento ilimitado para criar uma marca global. Em contrapartida, o Inter de Milão, que foi transferido para a Oaktree Capital em 2024, implementou um modelo de eficiência e controle financeiro.

As diferenças financeiras entre os dois clubes são significativas. O PSG tem custos com pessoal de 790 milhões de euros, dos quais 659 milhões de euros são salários. O Inter de Milão, por outro lado, tem custos com pessoal significativamente mais baixos, de 309 milhões de euros, dos quais 227 milhões de euros vão para salários.

Equilíbrio financeiro e estratégias de sucesso

Apesar de ter gasto pesadamente mais de 823 milhões de euros em transferências desde a temporada 2021/2022, o Paris Saint-Germain registrou um prejuízo de mais de 440 milhões de euros, mesmo depois de estrelas como Kylian Mbappé e Neymar terem deixado o clube. Em contraste, o Inter de Milão reduziu as suas perdas de 239 milhões de euros na temporada 2020/21 para apenas 27 milhões de euros na temporada 2023/24 e prevê-se que seja lucrativo na próxima temporada.

O Inter de Milão alcançou um saldo positivo de 116 milhões de euros nesta temporada ao vender jogadores importantes como Romelu Lukaku, Achraf Hakimi e Andre Onana. Esta reestruturação e o foco no controle de custos e nos investimentos de longo prazo permitiram que o clube se mantivesse estável nos últimos anos.

Condições do enquadramento histórico

A final da Liga dos Campeões em Munique é apenas a segunda envolvendo equipas italianas e francesas desde que o Olympique de Marselha conquistou o título frente ao AC Milan em 1993. O Inter de Milão disputou um total de sete finais, vencendo três vezes (1964, 1965, 2010). Depois de perder no ano passado com o Manchester City (0-1), o Inter ambiciona agora a conquista do quarto título.

O PSG disputou duas finais anteriores, mas perdeu para o Bayern de Munique (0-1) em 2019-20 e continua a ser o último clube francês a conquistar um título europeu importante - a Taça dos Vencedores das Taças em 1995-96. Os clubes franceses venceram apenas duas das 15 finais europeias importantes até agora, pressionando o PSG para conquistar o seu primeiro título da Liga dos Campeões.

Jogos e jogadores em foco

O Inter marcou um total de 26 gols nesta temporada da Liga dos Campeões e marcou pelo menos dois gols em todos os seis jogos da fase eliminatória. O clube permitiu a posse de bola em 43,3% das vezes a jogadores com mais de 30 anos. Já o PSG tem um jogador, Marquinhos, que é o terceiro maior número de passes na temporada, com 1.051 passes.

A nível individual destaca-se Lautaro Martínez, do Inter, com a oportunidade de se tornar no primeiro jogador do seu clube a marcar 10 golos numa temporada europeia. No PSG, Ousmane Dembélé e Achraf Hakimi se destacam com 13 passes de quebra de linha nesta temporada.

As estatísticas interessantes e as diferentes estratégias de jogo dos dois clubes fazem desta final um duelo emocionante e de importância não só desportiva, mas também financeira. Enquanto o PSG segue uma estratégia de mercado ofensiva, o Inter de Milão aposta na sustentabilidade e na gestão eficiente.