Raid in Saigon Square: Milhares de itens de luxo falsificados confiscados!
Inspeções na Praça Saigon revelam produtos de luxo falsificados. Os revendedores fecham às pressas enquanto as autoridades reprimem as violações.
Raid in Saigon Square: Milhares de itens de luxo falsificados confiscados!
Em 29 de maio de 2025, o Ministério da Gestão e Desenvolvimento do Mercado Interno conduziu inspeções abrangentes no Saigon Square Trade Center. Seis grupos de trabalho reuniram-se para tomar medidas contra o problema generalizado dos produtos contrafeitos. Muitos pequenos comerciantes responderam aos controlos iminentes fechando apressadamente as suas bancas. A equipe de segurança esteve ativa e utilizou um sistema de walkie-talkie para pedir aos comerciantes que fechassem suas lojas.
Durante as inspeções, a equipe descobriu um grande número de produtos falsificados. Eram itens de luxo, como relógios de marcas como Rolex, Longines e Patek Philippe, além de bolsas e carteiras de LV, Gucci, Dior e Chanel. Todos os produtos descobertos apresentavam sinais claros de falsificação e não atendiam aos elevados padrões de embalagem e processamento dos fabricantes originais. Além disso, o preço destes produtos contrafeitos era muito inferior ao dos originais, o que representa um risco significativo para os consumidores caso estes caiam nessas ofertas.
Inspeções contínuas e a ameaça de falsificação
Tran Viet Hung, chefe do departamento de gestão de mercado, disse que as inspeções na Praça Saigon continuarão a abordar violações da lei de commodities. Estima-se que a quantidade de bens apreendidos seja de milhares. Estas medidas são necessárias porque a administração local negligente leva repetidamente a tais violações no comércio de bens, comprometendo assim seriamente a confiança do consumidor.
Esta fiscalização atual segue-se a uma fiscalização semelhante realizada no final de 2024, que já descobriu milhares de produtos contrafeitos no mesmo mercado. Muitas barracas estavam cobertas com lonas durante a fiscalização e não eram acessíveis aos compradores, o que é outra indicação das práticas comerciais ilegais dos comerciantes.
O panorama geral: a Praça Saigon e as falsificações globais
O problema na Praça Saigon não é novo. Em Novembro de 2022, os comerciantes abandonaram apressadamente as suas lojas quando chegou uma autoridade de fiscalização do mercado. Porém, embora o shopping tenha retomado as operações três meses depois, o número de compradores permaneceu abaixo das expectativas. Isto mostra que a confiança do consumidor sofre muito sob a sombra das falsificações. Em 31 de janeiro de 2023, o mercado foi até adicionado à Lista de Mercados Notórios dos EUA (NML). Representante Comercial, uma lista de locais conhecidos pelo comércio de produtos de luxo falsificados.
O Representante Comercial dos EUA fornece uma perspectiva crítica sobre os esforços do Vietname para fazer cumprir as leis anti-falsificação. Embora os esforços reconhecidos sejam elogiados, as sanções para tais violações são criticadas como inadequadas. O mercado global de falsificações é enorme – segundo relatos, é estimado em 3 biliões de dólares.
Em comparação, os volumes de produtos contrafeitos apreendidos no Vietname permanecem relativamente baixos. Por exemplo, apenas 1.276 artigos contrafeitos no valor de 5.000 dólares foram apreendidos no Mercado Ben Thanh em 2020. Isto contrasta com as perdas significativas causadas pela contrafação em países como os Estados Unidos, que são de aproximadamente 30 mil milhões de dólares anuais.
A situação realça que o comércio de produtos contrafeitos é um problema internacional que afecta não só a economia, mas também a confiança dos consumidores nos sistemas de mercado. A Praça Saigon é um microcosmo para os desafios e riscos que a falsificação representa.
vietnam.vn berichtet, dass …