RBC lança ofensiva de IA: C$ 1 bilhão para inovação digital!
O Royal Bank of Canada está investindo em IA e inovação digital para otimizar seus serviços e impulsionar o crescimento.
RBC lança ofensiva de IA: C$ 1 bilhão para inovação digital!
O Royal Bank of Canada (RBC) anunciou recentemente a criação de uma equipe inovadora de inteligência artificial (IA) e transformação digital. Com unidades em Nova York, Toronto e Londres, a iniciativa visa estabelecer novos padrões no setor financeiro. Liderada pela recém-nomeada Diretora de Estratégia e Inovação, Lindsay Patrick, a equipe será liderada por Bobby Grubert, que anteriormente foi fundamental no desenvolvimento da solução generativa de IA Aiden.
Com a nova equipe, a RBC está dando um passo significativo em direção às tecnologias futuras. O CEO Dave McKay destaca o papel central da IA no crescimento futuro do banco. Houve uma resposta positiva às iniciativas estratégicas dentro da empresa, incluindo feedback do CEO da Nvidia, Jensen Huang, que elogiou o progresso.
Uso de IA no setor financeiro
Os desenvolvimentos no RBC ocorrem num momento em que a IA é cada vez mais vista como uma ferramenta crítica para os bancos em todo o mundo. A tecnologia é usada não apenas para automatizar tarefas diárias, mas também para agilizar as comunicações com os clientes e detectar atividades fraudulentas. Derek Neldner, Chefe de Mercado de Capitais, explica que Aiden tem aplicações concretas em negociação eletrônica e automação front-to-back.
O RBC planeja gerar até aproximadamente C$ 1 bilhão (US$ 722,02 milhões) com seus investimentos em IA. O banco tem um foco claro em soluções baseadas em dados e em experiências personalizadas dos clientes, possibilitadas por abordagens inovadoras de IA. De acordo com a RBC, um conjunto de capacidades de IA terá como objetivo apoiar os clientes nas suas decisões financeiras.
Inovações tecnológicas e o futuro
O RBC emergiu como pioneiro na implementação de tecnologias de IA ao se tornar o primeiro banco canadense a introduzir soluções de verificação de identidade digital. Essas soluções personalizadas oferecem verificação de identidade mais segura, melhor proteção contra fraudes e aberturas de contas mais rápidas. Com o lançamento do Aiden, baseado em aprendizado por reforço profundo, o RBC mostra como algoritmos avançados podem ser usados na prática para se adaptar às mudanças nas condições do mercado em tempo real.
No futuro, espera-se que o RBC continue a investir nas suas capacidades de IA para desenvolver produtos e serviços inovadores. A introdução de uma plataforma central de desenvolvimento para mais de 6.000 desenvolvedores tem como objetivo modernizar o processo de desenvolvimento de software e permitir a geração de código com suporte de IA. Além disso, os funcionários beneficiam de um assistente técnico pessoal para ajudar a resolver problemas técnicos comuns com mais rapidez.
O Banco de Montreal (BMO) também tomou medidas semelhantes ao nomear um responsável pela IA e pelos dados. A indústria como um todo está a preparar-se para investimentos inevitáveis em inteligência artificial para melhorar ainda mais os seus serviços e eficiência.
No geral, o RBC mostra quão seriamente as instituições financeiras estão a levar a sério o potencial da IA e que papel importante esta tecnologia poderá desempenhar no futuro. Novos desenvolvimentos serão acompanhados com grande interesse à medida que o banco continua a adaptar as suas estratégias para permanecer na vanguarda da transformação digital.