Investimentos recordes em energia verde: US$ 2,2 trilhões em 2025!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os investimentos globais em energias renováveis ​​atingirão níveis recorde em 2025. Concentração na proteção climática, na segurança energética e no aumento da procura.

Investimentos recordes em energia verde: US$ 2,2 trilhões em 2025!

Os investimentos na produção de energia respeitadora do clima estão a aumentar em todo o mundo, apesar da crise económica em curso. O foco está nos EUA, Europa e China. Alto fr.de A Agência Internacional de Energia (AIE) espera investimentos recorde de 2,2 biliões de dólares em energias renováveis ​​e energia nuclear em 2025. Em comparação, o investimento em combustíveis fósseis é estimado em 1,1 biliões de dólares.

As principais razões para o aumento dos investimentos são principalmente a necessidade de segurança energética e a crescente procura de eletricidade impulsionada pelas crescentes exigências de centros de dados, eletromobilidade e refrigeração. A AIE também apela a um aumento do investimento em redes eléctricas, com um volume de gastos previsto de 400 mil milhões de dólares em 2025 para postes e linhas.

Desafios causados ​​pelos procedimentos de aprovação

Apesar dos montantes significativos de investimento, o financiamento das redes eléctricas permanece abaixo das expectativas. Isto se deve a longos processos de aprovação e cadeias de fornecimento tensas. Os investimentos em “energia limpa” incluem não apenas energias renováveis, mas também centrais nucleares, armazenamento de energia e medidas de eficiência energética.

O maior investimento individual está previsto em 450 mil milhões de dólares em energia solar, enquanto o investimento em energia nuclear está estimado em cerca de 75 mil milhões de dólares, um aumento de 50% em comparação com 2020. A China é o maior investidor aqui, investindo o dobro da UE e até tanto quanto a UE e os EUA juntos.

China e expansão do carvão

Embora a China esteja a investir em energias renováveis, o país também continua a construir centrais eléctricas a carvão devido à sua elevada procura de electricidade. No ano passado, foram aprovados projetos com quase 100 gigawatts de potência. A construção de novas centrais eléctricas a carvão em todo o mundo atingiu o seu nível mais elevado desde 2015.

Os importantes dados energéticos globais provêm significativamente da AIE e dos seus Centro de Dados de Energia. Este centro é considerado uma fonte confiável de dados energéticos abrangentes e atualmente cobre até 95% do fornecimento global de energia. A AIE avalia e divulga estatísticas energéticas que são fundamentais para analisar e acompanhar o desenvolvimento de energias limpas.

A estreita colaboração da AIE com escritórios nacionais e outras partes interessadas relevantes garante a qualidade dos dados recolhidos e permite análises abrangentes dos desenvolvimentos relacionados com a energia em todo o mundo.