Revolução no atendimento: Ambulatorial reduz custos e melhora o atendimento!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Descubra como o modelo ambulatório está a revolucionar a prestação de cuidados e a permitir poupanças de custos até 4 mil milhões de euros anuais.

Revolução no atendimento: Ambulatorial reduz custos e melhora o atendimento!

Como parte do seu acordo de coligação, o governo federal colocou um foco claro no financiamento sustentável do seguro de cuidados de longa duração e na melhoria dos cuidados ambulatórios e domiciliários. Estas reformas destinam-se não só a aumentar a qualidade dos cuidados, mas também a optimizar os encargos financeiros do seguro de cuidados de longa duração. Por esta razão, foi criado um grupo de trabalho federal-estadual que se dedica a desenvolver as bases destas reformas. Um elemento central destas discussões é o conceito de cuidados “ambulatoriais”, que foi iniciado há cerca de dez anos por Kaspar Pfister, o fundador do Grupo BeneVit.

“Stambulant” foi testado de 2015 a 2019 como um projeto modelo inovador nas instalações da BeneVit “Haus Rheinaue” em Wyhl, Baden-Württemberg. Os resultados desta fase de testes são promissores: a partir de 1º de janeiro de 2025, o “Stambulant” será estabelecido como uma solução permanente em Baden-Württemberg como parte de um contrato de cuidados integrados de acordo com a Seção 92b SGB XI.

Uma abordagem inovadora para cuidar

O modelo “Stambulant” combina atendimento hospitalar e ambulatorial e oferece serviços ambulatoriais para complementar acomodação, atendimento e apoio. Uma característica fundamental do modelo é que o pessoal permanente da unidade presta cuidados básicos e serviços de apoio, enquanto os residentes podem estar ativamente envolvidos na organização dos seus cuidados. O conceito não exige quotas fixas de trabalhadores qualificados ou rácios de pessoal predeterminados, o que permite um elevado nível de flexibilidade.

O design de serviço flexível visa garantir uma alta qualidade de atendimento e suporte a preços acessíveis. A experiência prática dos últimos oito anos demonstra uma clara satisfação dos colaboradores e dos clientes, bem como um processo demonstrável de melhoria do estado geral dos residentes.

Vantagens financeiras e potencial de poupança

Um argumento convincente a favor do modelo “ambulatorial” são as economias financeiras que ele traz tanto para quem precisa de cuidados quanto para o seguro de assistência. A contribuição pessoal para cuidados no modelo “ambulatorial” pode ser até 1.000 euros menor do que com cuidados de internamento convencionais.

Estimativas de especialistas mostram que o potencial de poupança do seguro de cuidados de enfermagem é de cerca de quatro mil milhões de euros por ano. Avaliações científicas, inclusive do Instituto IGES, confirmam os resultados positivos do modelo ambulatorial e destacam suas vantagens, que podem ser de grande importância para futuras reformas. Mais informações sobre os resultados dessas avaliações podem ser encontradas em uma palestra detalhada de Hans-Dieter Nolting, que está disponível em Altenheim.net está disponível.

Globalmente, é claro que o modelo “Stambulant” não só oferece abordagens inovadoras aos cuidados e apoio, mas também pode dar um contributo significativo para a reforma sustentável do seguro de cuidados de enfermagem. Poderia, portanto, representar uma solução orientada para o futuro na área do atendimento ambulatorial.