Rhein-Erft: As empresas observam uma ligeira melhoria, mas a escuridão permanece!
As empresas do distrito de Rhein-Erft apresentam uma situação empresarial ligeiramente melhorada; Os planos e riscos de investimento permanecem em foco.
Rhein-Erft: As empresas observam uma ligeira melhoria, mas a escuridão permanece!
No atual inquérito da primavera realizado pela Câmara de Comércio e Indústria de Colónia (IHK), as empresas do distrito de Rhein-Erft estão ligeiramente mais otimistas do que antes na sua avaliação da situação empresarial. O índice de clima económico aumentou 5,2 pontos, para 92,9, mas permanece abaixo da média de longo prazo de 105,8 pontos. No entanto, este aumento não chega nem perto de compensar a situação económica global negativa na região, que foi agora registada em menos seis pontos pela terceira vez consecutiva. 29 por cento das empresas inquiridas afirmaram estar numa situação má, enquanto apenas 21 por cento relataram uma situação empresarial boa. Este relatório ksta.de.
Das 109 empresas representativas da indústria, comércio e serviços da região, 17 por cento classificam a sua situação como boa, o que representa um aumento de dois por cento face ao inquérito anterior. Em troca, 31% das empresas relatam que estão enfrentando uma situação comercial ruim. Em comparação com os meses anteriores, as expectativas das empresas para o próximo ano melhoraram nove pontos, mas apenas 15 por cento dos inquiridos esperam uma evolução positiva, enquanto 28 por cento esperam uma tendência negativa.
Perspectivas de investimento e emprego
Em termos de investimentos, 24 por cento das empresas planeiam mobilizar mais capital, enquanto 39 por cento esperam investimentos mais baixos, uma diminuição de três por cento. As perspectivas para o emprego melhoraram num total de doze pontos, mas permanecem negativas. A proporção de empresas que pretendem níveis de emprego mais elevados aumentou de onze para 20 por cento, enquanto 30 por cento esperam menos pessoal.
Riscos para o desenvolvimento económico
Embora o clima entre as empresas do distrito de Rhein-Erft tenha melhorado ligeiramente, as expectativas gerais permanecem moderadas. A vice-presidente da IHK, Tina Gerfer, disse que a tendência de queda da economia havia parado, mas que tudo estava certo não poderia ser dado. Esta atitude cautelosa sublinha a exigência das empresas por incentivos políticos rápidos para melhorar as condições económicas.