Enormes investimentos no valor de milhares de milhões: é assim que os municípios lutam contra os buracos!
No dia 6 de junho de 2025, o Ministério da Fazenda Federal divulgará informações sobre bilhões em investimentos em infraestrutura municipal e seus desafios.
Enormes investimentos no valor de milhares de milhões: é assim que os municípios lutam contra os buracos!
Na Alemanha, os buracos no asfalto são comuns, o que coloca uma pressão considerável sobre a infra-estrutura de transportes. Para contrariar este problema, o Ministério Federal das Finanças está a planear grandes investimentos. Um novo projecto estipula que será disponibilizado um fundo especial financiado por dívida, totalizando 500 mil milhões de euros. Estes fundos serão utilizados, entre outras coisas, para a protecção civil, a expansão das infra-estruturas de transportes, hospitais, redes de energia e aquecimento e para creches. Como Funk alemã relatado, os planos estão atualmente sendo coordenados por departamentos, o que significa que mudanças ainda são possíveis.
Os estados federais são obrigados a determinar eles próprios a sua parcela exata dos fundos. As necessidades específicas dos municípios financeiramente fracos devem ser tidas em especial consideração. No entanto, o economista Friedrich Heinemann alerta contra um possível refinanciamento dos investimentos previstos pelos estados federais e sugere a introdução de condições estritas na lei que estabelece fundos especiais. Uma definição precisa da “adicionalidade” dos investimentos na lei e de metas vinculantes no orçamento federal também estão na agenda.
Luta contra estradas dilapidadas
Os investimentos são particularmente importantes porque as estradas na Alemanha, e especialmente na Baviera, estão gravemente afetadas. Alto BR Serão necessárias despesas financeiras elevadas para os governos federal, estaduais e locais nos próximos anos. A rede rodoviária da Baviera estende-se por cerca de 41.800 quilómetros, estando cada quarto quilómetro em condições precárias ou mesmo muito precárias. A maior parte disso recai sobre estradas municipais.
Um estudo actual estima as necessidades de investimento para a rede rodoviária municipal na Baviera e Baden-Württemberg em cerca de 45 mil milhões de euros. Um exemplo dessa necessidade de renovação é a estrada estadual 2092, em Irlham, cuja reforma estava prevista para começar em 2024. Na verdade, apenas 700 metros puderam ser renovados porque a insuficiência de subsolo levou a atrasos e até paralisações nas obras. Hermann Streicher, da Rosenheim State Building Authority, explica que foram necessárias medidas de melhoria do solo e que o processo de nova licitação do contrato de renovação ainda está em andamento.
A situação ilustra a urgência de medidas para modernizar as infra-estruturas na Alemanha, especialmente nos municípios, e para enfrentar os desafios actuais. O próximo pote especial poderá dar um contributo decisivo para a resolução destes problemas.