Surpresa na recompra: Livzon quer adquirir 64,81% da Imexpharm!
A Livzon Pharmaceutical planeja recomprar 64,81% das ações da Imexpharm por VND 5,73 trilhões para expansão internacional.
Surpresa na recompra: Livzon quer adquirir 64,81% da Imexpharm!
Livzon Pharmaceutical Group Inc., uma empresa líder no setor farmacêutico, planeja recomprar 64,81% das ações da Imexpharm Corporation. O valor total desta transação é de cerca de VND 5.730 bilhões. Este é um passo significativo para a Livzon e destina-se a apoiar a expansão internacional e o desenvolvimento sustentável da empresa. A transação foi assinada por meio de um acordo-quadro em 22 de maio de 2025 e deverá ser concluída em nove meses, a fim de obter a aprovação regulatória das autoridades de concorrência. A aquisição está sujeita a certas condições, incluindo o cumprimento dos limites permitidos de propriedade estrangeira. Este relatório Vietnã.vn.
Como parte da transação, a SK Investment Vina III deverá receber mais de VND 4.210 bilhões, enquanto a Sunrise (Binh Minh Kim Investment Joint Stock Company) receberá VND 862,5 bilhões e a KBA Investment Joint Stock Company receberá quase VND 652 bilhões. Estas recompras são realizadas pelos três principais acionistas da Imexpharm. O preço de compra foi determinado com base em negociações bilaterais e na capitalização média da Imexpharm nos últimos 30 pregões do HOSE.
Detalhes sobre a Imexpharm Corporation
A Imexpharm, fundada em 1977, caracteriza-se por um portfólio abrangente que inclui medicamentos acabados, ingredientes ativos, bem como reagentes e dispositivos de diagnóstico. A empresa opera quatro fábricas com um total de 12 linhas de produção que atendem aos padrões GMP da UE. A Imexpharm tem a maior participação no mercado de antibióticos no Vietnã e atualmente detém 22,04% do capital da Vietnam Pharmaceutical Corporation. A empresa pretende aumentar as vendas brutas em média 15% ao ano de 2024 a 2030. .
A SK Investment Vina III, maior acionista da Imexpharm, investe estrategicamente na empresa desde 2020. Ao final de 2020, a SK detinha 24,02% das ações. Existem rumores de um possível desinvestimento da SK, com relatórios de mercado da Bloomberg News indicando que a empresa planeia vender a sua participação de 65 por cento no final de 2024. Esta possibilidade foi discutida mais detalhadamente na assembleia geral anual em 15 de maio de 2025.
No geral, a recompra da Imexpharm pela Livzon mostra o papel activo que os investidores estrangeiros desempenham no mercado farmacêutico vietnamita. A Livzon, fundada em 1985, tem mais de 9.000 funcionários e está envolvida na pesquisa, desenvolvimento, produção e vendas de produtos farmacêuticos. A aquisição será financiada com recursos internos da Livzon Pharmaceutical Group Inc.