A Saxónia precisa de milhares de milhões para água: o futuro da infra-estrutura está em risco!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Até 2045, a Saxónia necessitará de milhares de milhões de dólares em investimentos em infraestruturas hídricas para preservação, renovação e adaptação climática.

A Saxónia precisa de milhares de milhões para água: o futuro da infra-estrutura está em risco!

A Saxónia enfrentará enormes desafios nas suas infra-estruturas de água e águas residuais nas próximas duas décadas. De acordo com um recente estudar, encomendado pela Associação de Empresas Municipais (VKU), serão necessários cerca de 34,6 mil milhões de euros até 2045 para manter e modernizar as infraestruturas existentes. Este montante destina-se não só a renovar infraestruturas envelhecidas, mas também a adaptar-se aos desafios das alterações climáticas.

Analisando detalhadamente, estão previstos cerca de 13,7 mil milhões de euros para o abastecimento de água potável e cerca de 20,9 mil milhões de euros para a eliminação de águas residuais. Isto significa que têm de ser investidos anualmente cerca de 1,7 mil milhões de euros, o que corresponde a cerca de 8.500 euros por residente. Este montante está ligeiramente abaixo do valor médio federal de cerca de 10.000 euros per capita.

Adaptação climática como medida importante

Partes significativas destes investimentos visam adaptar as infra-estruturas às alterações climáticas. Segundo estimativas, cerca de 10 a 15 por cento do montante total vai para medidas necessárias para lidar com as consequências de períodos de seca mais longos e de chuvas fortes mais frequentes. Florian Gräßler, diretor-geral do grupo regional VKU Saxónia, salienta que existe uma ligação entre as tarefas da infraestrutura, os requisitos legais e a necessidade de adaptação às alterações climáticas.

Gräßler sublinha também que, embora muitos dos sistemas existentes sejam relativamente recentes, uma parte significativa da infra-estrutura está a aproximar-se do fim da sua vida útil. É, portanto, essencial uma concepção de redes e sistemas preparados para o futuro que sejam resistentes às alterações climáticas, eficientes e sustentáveis.

Financiamento de longo prazo na agenda

A importância de uma perspectiva de financiamento fiável e de longo prazo nunca pode ser subestimada. A Saxónia necessita destes recursos financeiros não só para garantir a manutenção e renovação das infra-estruturas, mas também para garantir aos seus cidadãos um abastecimento de água sustentável e uma eliminação de águas residuais. Os investimentos abrangentes são a chave para enfrentar os desafios do segundo grande ciclo de investimento na indústria da água desde a reunificação.

O presente estudar fornece informações valiosas e recomendações de ação para os tomadores de decisão, a fim de tomar as medidas necessárias para proteger a infraestrutura hídrica na Saxônia. Ao considerar os cálculos, não se devem perder de vista as exigências e necessidades de uma população crescente e as mudanças nas condições ambientais.