Calor chocante na Renânia do Norte-Vestfália: Hospitais e lares exigem ação imediata!
Na Renânia do Norte-Vestefália, clínicas e instalações de cuidados apelam urgentemente a investimentos em medidas de proteção térmica para a saúde e segurança.
Calor chocante na Renânia do Norte-Vestfália: Hospitais e lares exigem ação imediata!
A Renânia do Norte-Vestfália (NRW) enfrenta atualmente uma intensa onda de calor. Temperaturas de 34 graus Celsius já foram medidas na segunda-feira, enquanto o pico é esperado na quarta-feira com valores entre 35 e 39 graus. Estas temperaturas extremas não só colocam pressão sobre a população, mas também representam um desafio significativo para as instalações de saúde. Muitos hospitais e lares de idosos carecem de proteção eficaz contra o calor, o que representa um grave perigo, especialmente para grupos vulneráveis, como idosos e pacientes. Alto RPG on-line A situação é tensa porque muitos quartos de pacientes nos hospitais não têm ar condicionado.
Sascha Klein, vice-presidente da Associação Hospitalar NRW, relatou as dificuldades causadas pelo calor persistente. Embora as salas de cirurgia tenham a vantagem do ar condicionado, os quartos dos pacientes muitas vezes permanecem desprotegidos. Os limitados recursos financeiros do país deixaram até agora às instituições pouca margem para as adaptações climáticas necessárias. No entanto, o novo planeamento hospitalar poderá provocar uma mudança e permitir mais investimentos em proteção térmica.
Medidas de proteção térmica e novos planos
A fim de melhorar a situação, o Ministério do Trabalho, Saúde e Assuntos Sociais (MAGS) da Renânia do Norte-Vestfália desenvolveu auxílios de trabalho para planos de proteção térmica. Estes foram desenvolvidos em colaboração com o Centro Estatal de Saúde da Renânia do Norte-Vestefália (LZG.NRW) e outros intervenientes do setor da saúde e dos cuidados. Os materiais oferecem tanto medidas de curto prazo que podem ser implementadas quanto conceitos de longo prazo que pretendem servir de orientação para as instituições. Os auxílios de trabalho estão disponíveis em duas versões: uma para hospitais e outra para internação e instalações residenciais. Eles podem ser encontrados on-line em LZG NRW ser recuperado.
O Ministro da Saúde, Karl-Josef Laumann, enfatiza a imensa importância destas medidas de proteção contra o calor para pessoas idosas e doentes. A assistência prestada visa promover medidas individuais e permitir uma melhor adaptação das instalações às temperaturas extremas. Além disso, foi criado um gabinete de coordenação estatal para aconselhar os municípios sobre calor e saúde e apoiá-los no planeamento de medidas de ação térmica.
Uma ampla gama de instituições contribuiu para o desenvolvimento destes auxílios de trabalho, incluindo a Sociedade de Bem-Estar Livre da Renânia do Norte-Vestfália, a Associação Médica da Renânia do Norte-Vestfália, várias associações e a Associação Hospitalar da Renânia do Norte-Vestfália. O objetivo da iniciativa é construir uma rede central de proteção térmica relacionada à saúde em nível estadual e promover o intercâmbio entre autoridades, associações e organizações. Para melhor gerir as situações de tensão, o LZG.NRW também realiza medidas adicionais de qualificação e formação.