A Suíça atrai 25% mais investimento estrangeiro em 2024!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Suíça registou um aumento nos projetos de investimento estrangeiro em 2024, enquanto a Europa como um todo permanece em declínio.

A Suíça atrai 25% mais investimento estrangeiro em 2024!

Em 2024, a Suíça registou um aumento notável nos projetos de investimento estrangeiro, apesar de um declínio na Europa como um todo. Alto point4.info A Suíça registou um aumento de 25 por cento face ao ano anterior, com um total de 111 projetos, o que corresponde a um aumento de 24,7 por cento. Em contrapartida, o número de projectos de investimento estrangeiro na Europa caiu 5%, para 5.383. Estes números ilustram o apelo crescente da Suíça como local de investimento.

Os números mostram também que a França continua no topo com 1.025 projetos, seguida pelo Reino Unido com 853 e pela Alemanha com 608 projetos. Enquanto a França registou um declínio de 14 por cento, o número de projectos de investimento na Alemanha caiu 17 por cento. Países como Espanha e Polónia, por outro lado, registaram aumentos relevantes.

Investidores e projetos importantes

A Suíça beneficiou particularmente dos investimentos dos EUA, que implementaram 27 projetos na Suíça, tornando-se o maior grupo de investidores. A Alemanha segue como o segundo investidor mais importante, embora o número de projetos tenha caído de 24 para 14. França, Itália, Grã-Bretanha e Bélgica também contribuíram para a atratividade da Suíça com 10, 9, 7 e 4 projetos, respetivamente.

No entanto, as tendências dos últimos anos mostram que o número de projectos de investimento estrangeiro na Suíça diminuiu globalmente. Apenas 58 projetos foram contabilizados em 2022, uma diminuição em relação aos 75 em 2021. Esta evolução contrasta com o aumento que ocorreu em 2024. Como o Estudo da empresa de auditoria e consultoria EY Como demonstrado, numerosos factores são responsáveis ​​por estas flutuações, incluindo as condições económicas e a evolução geopolítica na Europa.

Efeitos no local de trabalho e foco na inovação

Os empregos criados pelo investimento estrangeiro também têm uma história conturbada. Embora o número de novos empregos criados tenha caído para 150 em 2022, o aumento do investimento em 2024 traz consigo o potencial para um desenvolvimento positivo do emprego. Além disso, as empresas suíças conseguiram criar quase 14.000 empregos no estrangeiro, o que sublinha a importância da Suíça como base para atividades económicas internacionais.

A Suíça continua atractiva para os investidores, o que é comprovado por um inquérito: 62 por cento dos inquiridos vêem a Alemanha como um dos três locais de investimento mais atraentes da Europa, seguida pela França e pela Grã-Bretanha. A Suíça ocupa o 8º lugar no ranking de atratividade.