Balanço anual da S&P 2023: Topos e fracassos no mercado de ações - Um especialista financeiro analisa o desempenho de países, setores e índices.
De acordo com um relatório de www.capital.de, o ano bolsista de 2023 foi surpreendentemente bem-sucedido, especialmente para os países europeus. De acordo com o balanço anual da S&P, o índice de valor padrão alemão DAX subiu cerca de 20%, e o S&P Global BMI subiu mesmo 16%. Países particularmente desenvolvidos, como Itália, Espanha, Irlanda, Grécia e Hungria, registaram aumentos de lucros entre 28 e 47 por cento. Em contrapartida, o S&P Emerging BMI, que mede o desempenho nos mercados emergentes, subiu apenas 7%. Os mercados asiáticos, especialmente a China, ficaram muito atrás. É interessante ver que em 2023 os mercados de ações dos países industriais desenvolvidos terão uma liderança significativa sobre os emergentes...

Balanço anual da S&P 2023: Topos e fracassos no mercado de ações - Um especialista financeiro analisa o desempenho de países, setores e índices.
De acordo com um relatório de www.capital.de,
O ano bolsista de 2023 foi surpreendentemente bem-sucedido, especialmente para os países europeus. De acordo com o balanço anual da S&P, o índice de valor padrão alemão DAX subiu cerca de 20%, e o S&P Global BMI subiu mesmo 16%. Países particularmente desenvolvidos, como Itália, Espanha, Irlanda, Grécia e Hungria, registaram aumentos de lucros entre 28 e 47 por cento. Em contrapartida, o S&P Emerging BMI, que mede o desempenho nos mercados emergentes, subiu apenas 7%. Os mercados asiáticos, especialmente a China, ficaram muito atrás.
É interessante ver que os mercados bolsistas dos países industriais desenvolvidos mostraram uma liderança significativa sobre os países emergentes em 2023. A valorização das moedas locais face ao dólar americano contribuiu para isso. A elevada susceptibilidade das pequenas plataformas de negociação às flutuações é um aspecto importante que deve ser tido em conta.
Em termos de sectores e indústrias, a indústria tecnológica dos EUA, especialmente empresas como a Google e a Meta, registou um desempenho superior notável. Por outro lado, os fornecedores de electricidade verde tiveram um desempenho particularmente fraco, ficando atrás das empresas tradicionais de petróleo e gás, apesar do aumento dos investimentos em energias renováveis. Isto também reflecte a evolução política do ano.
Globalmente, o balanço anual da S&P mostra que os mercados bolsistas evoluíram de forma muito diferente em 2023, dependendo dos países e das indústrias. A força económica dos países desenvolvidos e a fraqueza dos mercados emergentes, bem como as mudanças no sector energético são pontos importantes que devem ser tidos em conta na análise da evolução do mercado.
Leia o artigo fonte em www.capital.de