SPD aconselha sobre a crise financeira de Ingolstadt: salve o futuro através de investimentos!
No dia 16 de maio de 2025, o grupo da Câmara Municipal do SPD discutirá as finanças da cidade e os investimentos necessários em infraestrutura e energia.
SPD aconselha sobre a crise financeira de Ingolstadt: salve o futuro através de investimentos!
Em 16 de maio de 2025, uma reunião fechada de dois dias do grupo do conselho municipal do SPD ocorreu em Ingolstadt, onde o foco estava na situação financeira tensa da cidade e nos investimentos voltados para o futuro. Durante esta reunião, houve intensa discussão sobre os desafios do orçamento da cidade, em particular o declínio das receitas fiscais comerciais, que limitam a flexibilidade financeira da cidade.
Os membros do grupo enfatizaram a necessidade de investir em infra-estruturas e serviços públicos para garantir a qualidade de vida dos cidadãos. As discussões com Matthias Bolle, Diretor Geral da Stadtwerke Ingolstadt, e Thomas Hehl, Diretor Geral das instalações de lazer, forneceram informações importantes sobre a importância destes investimentos. A transição energética foi destacada como um dos desafios óbvios que exige investimentos significativos em redes e infraestruturas. As instalações de lazer, especialmente a Saturn Arena e as termas de Ingolstadt, desempenham um papel central na vida social da cidade.
Desafios financeiros e necessidades de investimento
O diretor financeiro Franz Fleckinger e a chefe do gabinete do tesoureiro, Stefanie Wendl, participaram no segundo dia da conferência e discutiram as consolidações orçamentais em curso, investimentos em construção e estruturas fiscais municipais. O grupo parlamentar do SPD enfatiza a urgência de um planeamento financeiro preparado para o futuro, a fim de neutralizar os estrangulamentos financeiros. Neste contexto, tornou-se evidente a elevada necessidade de investimento em creches, escolas, estradas e transportes públicos locais. Também foi discutida a necessidade de encontrar um substituto para o salão de festas, indispensável para os eventos da cidade.
Outro ponto importante foi o pedido a Jörg Schlagbauer, presidente do conselho de trabalhadores da Audi, para discutir a utilização de salas de eventos maiores na Audi, a fim de atender à demanda por tais salas.
Transição energética e condições de enquadramento económico
Paralelamente às discussões em Ingolstadt, o BDEW está a pressionar para um maior desenvolvimento da transição energética até 2025. De acordo com um relatório actual, a coligação de semáforos já impulsionou um aumento significativo nas energias renováveis, o que se reflecte nos números para 2024. Mais de um milhão de novos sistemas fotovoltaicos foram ligados à rede, um aumento de quatro vezes em comparação com 2021, e o comissionamento de turbinas eólicas excedeu o nível de 2021 em 28. por cento.
Em 2024, as energias renováveis atingiram uma quota de 58 por cento da produção bruta de eletricidade, o que representa um aumento face ao ano anterior. No entanto, isto também tem impacto nos preços da eletricidade, que permanecem num nível elevado apesar da queda dos valores médios. A fim de reduzir os custos da electricidade, o BDEW apela a uma redução do imposto sobre a electricidade e aos subsídios para as taxas da rede de transmissão.
A necessidade de um quadro regulamentar consistente que apoie o desenvolvimento sustentável da produção de energia está a tornar-se cada vez mais clara. A necessidade de centrais eléctricas flexíveis para compensar as flutuações na energia eólica e solar é considerada crítica em termos de tempo. Assim, são necessários investimentos privados em grande escala para atingir os objetivos da transição energética.
No geral, tanto a reunião fechada do grupo municipal do SPD e os temas associados, bem como os desenvolvimentos na área da transição energética mostram a importância do planeamento financeiro preciso e da implementação consistente da transição energética para o futuro da cidade e dos seus cidadãos.
Para informações mais detalhadas sobre a reunião fechada do grupo de vereadores do SPD, você pode encontrar um relatório detalhado em Correio Danúbio. Outros desenvolvimentos relativos à transição energética são explicados BDEW.