Reforma tributária no Vietnã: Empresários no foco das novas regulamentações
Saiba como as mudanças fiscais no Vietnã afetam as empresas, aproveite as vantagens fiscais e otimize o planejamento financeiro.
Reforma tributária no Vietnã: Empresários no foco das novas regulamentações
O Vietname implementou grandes reformas no seu sistema fiscal nos últimos anos para apoiar empresas locais e estrangeiras. Um exemplo atual é o ajustamento dos métodos de tributação para os pequenos empresários, que agora têm de enfrentar os desafios da gestão financeira e da cooperação com clientes empresariais. H. de Binh Chanh, cidade de Ho Chi Minh, que aluga figurinos, cenários e alto-falantes, registrou-se para pagar impostos de acordo com o método de declaração. Ele paga uma taxa de IVA de 5% e um imposto de renda de 2%, totalizando 7% de sua renda mensal de VND100 milhões, ou VND7 milhões. Embora a mudança para o método de relato exija mais trabalho, melhora a gestão financeira.
Outro exemplo é o Sr. T. da Go Vap, que dirige um restaurante e tem um faturamento anual fixo de VND 1 bilhão. Tem um IVA de 3% e um imposto sobre o rendimento de 1,5%, o que corresponde a um pagamento anual de imposto de VND 45 milhões. Apesar dos obstáculos à transição para a declaração de impostos, o Sr. T. cita benefícios como melhoria do fluxo de caixa e contabilidade transparente.
Mudanças na tributação
A partir de 1 de junho de 2025, cerca de 37.000 famílias com um volume de negócios anual superior a mil milhões de VND serão obrigadas a utilizar faturas eletrónicas. No próximo ano, prevê-se que haverá mais de 4.000 famílias empresariais com um volume de negócios superior a 10 mil milhões de VND. Mais de metade destas famílias pagará um imposto fixo de cerca de 0,4%. O especialista fiscal Nguyen Ngoc Tu explica que as famílias que apresentam uma declaração fiscal devem pagar um imposto máximo de 10% sobre o seu rendimento total.
Além disso, ao abolir o imposto fixo, os empresários têm agora a oportunidade de pagar os seus impostos com base no rendimento real. A carga tributária atual para os comerciantes está entre 1,5% e no máximo 10% das vendas. O professor Dr. Nguyen Huu Huan destaca que o cálculo do imposto comercial com base nas vendas faz sentido porque as taxas de imposto fixas simplificam os procedimentos fiscais, especialmente para as pequenas empresas.
Sistema tributário e relações internacionais
No contexto das relações económicas internacionais, o Vietname modernizou o seu sistema fiscal como parte da sua abertura política. Por exemplo, existem incentivos fiscais para empresas estrangeiras. A taxa geral de imposto sobre as sociedades é de 20%, no entanto, o alívio fiscal em indústrias e regiões específicas pode reduzir o imposto sobre as sociedades para 10%, 15%, 17% ou mesmo 0%. Desde 1995, existe também um acordo de dupla tributação entre a Alemanha e o Vietname, que evita a dupla tributação do rendimento.
O IVA no Vietname é normalmente de 10%, embora os serviços especiais estejam isentos deste imposto ou sujeitos a uma taxa reduzida. As pequenas e médias empresas são obrigadas a declarar o IVA trimestralmente, enquanto as empresas familiares devem fazê-lo semestralmente. Além disso, podem ser solicitados reembolsos de mais de 200 milhões de VND à administração fiscal, o que representa um importante alívio financeiro para muitas empresas.
Em resumo, as reformas no sistema fiscal do Vietname visam tornar as operações comerciais mais transparentes e distribuir a carga fiscal de forma mais justa. Como mostram os casos do Sr. H. e do Sr. T., a mudança para a faturação eletrónica e novos procedimentos de declaração de impostos traz desafios e oportunidades para as empresas.
Vietnã.vn e IHK Palatinado relatório sobre a evolução em curso no sistema fiscal vietnamita.