Disputa no conselho local de Wasserburg: empréstimos recordes decididos para 2025!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O conselho local de Wasserburg está a planear empréstimos de 5,5 milhões de euros para investimentos e renovações essenciais até 2028.

Disputa no conselho local de Wasserburg: empréstimos recordes decididos para 2025!

O conselho municipal de Wasserburg aprovou o orçamento para 2025 na terça-feira, 13 de julho de 2025. Os estatutos orçamentais foram aprovados por 10 votos a 5. Com este projeto de orçamento, o município pretende contrair empréstimos no valor de 5,5 milhões de euros até 2028 para financiar importantes projetos de investimento.

O orçamento total para 2025 ascende a quase 22 milhões de euros. Cerca de 13 milhões de euros vão para despesas correntes no orçamento administrativo. O orçamento de capital prevê cerca de 8,9 milhões de euros para projetos de maior dimensão, incluindo a construção de canais e a renovação do passeio marítimo. Para 2025 está previsto um empréstimo de 1,11 milhões de euros, podendo o município também contrair empréstimos até 1 milhão de euros a título de empréstimo intercalar.

Empréstimos e desafios associados

O prefeito Harald Voigt apresentou vários motivos para a contratação do empréstimo: aumento dos custos com pessoal, aumento da taxa distrital e projetos de investimento de longo prazo. Os projectos mais importantes incluem a renovação da infra-estrutura de esgotos, renovações técnicas na piscina de lazer “Aquamarine” e medidas necessárias na estação de tratamento de águas residuais de Lindau, cujos custos Wasserburg é obrigado a cobrir.

No entanto, prevê-se uma situação financeira difícil para 2025. O município não receberá quaisquer dotações chave este ano, o que corresponde a uma diminuição de 1,6 milhões de euros face ao ano passado. A taxa distrital subirá para quase 3,7 milhões de euros. A tesoureira Veronika Yagussevich explicou que o declínio nas receitas se deveu principalmente à forte capacidade fiscal em 2023, que foi influenciada pelas elevadas receitas fiscais comerciais.

Críticas e poupanças na Câmara Municipal

O conselho local está sob pressão para fazer economias. Já foram tomadas medidas em áreas como renovação de esgotos, promoção turística, custos de pessoal e materiais. O vereador local Michael Lohrmann critica duramente a atual política de gastos e pede uma redução significativa nos gastos. Ele recebeu ventos contrários da vereadora local Beate Meßmer, que defendeu a política de gastos e apontou os investimentos necessários. Além dessas questões, também está em andamento a discussão sobre reformas de esgoto, solicitada pelo vereador Werner Göser.

O planeamento financeiro a médio prazo não prevê novos empréstimos para os anos de 2026 e 2027, desde que as medidas de poupança entrem em vigor. Uma segunda fase de construção da península está prevista para começar no outono de 2027 e ser financiada em 2028. Foi também convocada uma reunião especial antes das férias de verão para esclarecer pontos em aberto, como custos de pessoal e vendas de imóveis.

O Tesoureiro Yagussevich enfatizou que o planejamento orçamentário representa uma autorização para gastar e não uma obrigação de gastar. Neste contexto, o código municipal (GemO) regulamenta os empréstimos, que podem ser feitos tanto para financiar investimentos como para garantir liquidez. Os empréstimos para investimento só podem ser contratados para fins específicos, o que está previsto nos estatutos orçamentais. A exigência de aprovação de empréstimos para garantir liquidez também faz parte do quadro legal que visa garantir a capacidade financeira do município para agir.

Mais informações sobre as condições-quadro para empréstimos municipais estão disponíveis num artigo abrangente kommunalbrevier.de encontrar.

Os desafios para o conselho local de Wasserburg continuam elevados, ao mesmo tempo que a necessidade de investir em infraestruturas e serviços se torna cada vez mais urgente. Os próximos meses serão cruciais para determinar a forma como a comunidade gere estas tarefas.