Tegernsee: Novo orçamento, dívidas em queda e grandes investimentos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Tegernsee aprova orçamento para 2025 com um programa de investimento estável e dívida em queda. Projetos importantes até 2028.

Tegernsee: Novo orçamento, dívidas em queda e grandes investimentos!

O conselho municipal de Tegernsee aprovou por unanimidade o orçamento para 2025 e a primeira alteração ao programa de investimentos até 2028. A cidade é, portanto, financeiramente estável, o que é apoiado por um desenvolvimento positivo nas reservas e sólidas receitas fiscais comerciais. O tesoureiro Jürgen Mienert relatou durante a reunião sobre os custos adicionais da conversão do sistema de aquecimento da prefeitura. Estes ascendem agora a cerca de 337.000 euros, o que se deve a passagens de tubagens inesperadas e planos de inventário imprecisos.

Outro ponto importante nas discussões orçamentárias foi o atraso no subsídio estatal ao corpo de bombeiros. A subvenção de 820 mil euros só poderá ser contabilizada em 2025, o que terá um impacto negativo no resultado anual de 2024, mas promete uma melhoria em 2025. Além disso, estão previstos 75 mil euros para a área de lazer do Point, enquanto a substituição de antigas máquinas de bilhetes de estacionamento está orçada em 50 mil euros cada para os anos de 2025 a 2027.

Estabilidade financeira e queda da dívida

A cidade de Tegernsee pode recordar o incentivo ao desenvolvimento da dívida. O autarca Johannes Hagn informou que a dívida está abaixo dos 1.000 euros per capita pela primeira vez desde 2013 e é concretamente de 990 euros. O que é notável é que 90% da dívida é lucrativa e está vinculada a imóveis geradores de renda. Com esta base financeira estável, a cidade também planeja adquirir uma pequena carregadeira de rodas para o centro de jardinagem e um carro da empresa para um novo funcionário no canteiro de obras.

A evolução positiva das reservas também se reflecte nas previsões para os próximos anos: espera-se que apenas seja necessário um montante de retirada de 185.000 euros para 2026, enquanto as reservas serão novamente adicionadas a partir de 2027. Estes sucessos financeiros ocorrem num momento em que a Baviera planeia criar 6.000 novos empregos no novo orçamento duplo para 2023 e 2024. Destes, 4.000 são destinados ao sector da educação, como disse o primeiro-ministro Markus Söder (CSU) anunciou antes da reunião orçamentária em Gmund am Tegernsee.

Investimentos e planos futuros

O orçamento do Estado Livre também implementará medidas para aumentar os salários dos professores e contratar novos funcionários policiais e judiciários. Outros investimentos estão previstos para universidades, expansão de creches, construção de moradias e transporte público local. Söder enfatizou a necessidade de criar um “contramodelo ao semáforo” no governo federal e de garantir que não haja desperdício e que as reservas sejam mantidas para tempos difíceis.

Dadas as actuais condições económicas, o Estado Livre é obrigado a investir no futuro e, ao mesmo tempo, planear reembolsar os empréstimos da pandemia corona. A reunião orçamentária, que termina na segunda-feira ao meio-dia, representa o primeiro orçamento duplo desde a crise da Corona. Estes desenvolvimentos mostram que estão a ser feitos esforços, tanto a nível local como estatal, para garantir a estabilidade e um maior desenvolvimento.