Tesla está planejando uma ofensiva de modelos: novas variantes ou modelos completamente novos?
A Tesla planeja lançar versões simplificadas dos Modelos Y e 3 para cortar custos e garantir participação no mercado. Os especialistas do setor estão entusiasmados com a estratégia.

Tesla está planejando uma ofensiva de modelos: novas variantes ou modelos completamente novos?
A Tesla planeja lançar versões simplificadas do Modelo Y e do Modelo 3, de acordo com especialistas do setor. Esta decisão segue-se à publicação do relatório anual do primeiro trimestre, no qual a Tesla anunciou um declínio nas vendas e nos números de negócios. Os modelos planeados pretendem representar uma ofensiva de modelos avançados em que serão utilizados aspectos tanto da plataforma da próxima geração como das plataformas actuais.
Os especialistas estão especulando se os novos modelos serão veículos completamente novos ou variantes dos Teslas existentes. Há uma probabilidade maior de que a Tesla traga modelos existentes ao mercado com novos recursos. Esta medida permitiria à empresa introduzir novos modelos mais rapidamente, mas obter poupanças de custos inferiores às esperadas. Originalmente, os novos modelos Tesla na plataforma de próxima geração estavam planejados para o segundo semestre de 2025, o que prometia vantagens de custo significativas.
Não está claro se o modelo compacto anunciado, muitas vezes referido como “Modelo 2”, também será baseado na nova plataforma. Segundo rumores, o desenvolvimento do modelo compacto com volante e pedais pode ter sido interrompido para se concentrar mais no robotáxi. O CEO da Tesla, Elon Musk, celebrou recentemente um acordo de licenciamento com o Baidu na China que dá à Tesla acesso a mapas na China. Isto sugere que a Tesla continua a expandir o seu programa robotáxi.
Apesar dos esforços da Tesla para oferecer modelos mais acessíveis, permanecem questões sobre até que ponto o Modelo Y e o Modelo 3 poderiam ser reduzidos. Tesla já havia notado que a redução de custos da gama de veículos existente estava atingindo seus limites. Os investidores da Tesla reagiram positivamente ao anúncio dos novos modelos, resultando numa subida dos preços das ações. No entanto, a trajetória de longo prazo da Tesla permanece incerta, uma vez que as mudanças internas e as demissões na força de trabalho continuam a impactar a empresa.