Turíngia aprova pacote de investimentos bilionário para a economia
O Conselho Federal aprova um programa de investimento imediato no valor de milhares de milhões para fortalecer a economia alemã e melhorar a competitividade.
Turíngia aprova pacote de investimentos bilionário para a economia
Hoje, 12 de julho de 2025, o Conselho Federal aprovou o programa de investimentos imediatos do governo federal com os votos da Turíngia. Este pacote de ajuda no valor de milhares de milhões destina-se a ter especialmente em conta a actual situação económica na Alemanha e a funcionar como um impulsionador do crescimento. A Ministra da Economia da Turíngia, Colette Boos-John, considerou o programa um passo importante para a recuperação económica do país. O pano de fundo é o abrandamento do desenvolvimento económico, que é atribuído a investimentos insuficientes por parte das empresas.
O programa de investimento prevê medidas abrangentes para aumentar a competitividade das empresas. Estas incluem melhores opções de depreciação para investimentos em equipamentos e veículos elétricos da empresa. O imposto sobre o rendimento das sociedades também deverá ser reduzido gradualmente a partir de 2028. A fim de criar incentivos à investigação e desenvolvimento, o subsídio à investigação será aumentado. Quando entrarem em vigor a partir de 2029, os efeitos do alívio são estimados em cerca de 18 mil milhões de euros anuais abg-net.de relatado.
Medidas fiscais e progresso
Em 26 de junho de 2025, o Bundestag aprovou anúncios importantes sobre legislação fiscal do acordo de coligação, que será aplicável a partir de 1 de julho de 2025. Isto inclui a introdução de um saldo decrescente para bens móveis, que se aplica a 30 por cento até ao final de 2027. Esta medida e a redução gradual do imposto sobre as sociedades a partir do período de avaliação de 2028 destinam-se a proporcionar alívio adicional às empresas. O imposto sobre as sociedades será reduzido em cinco etapas até uma alíquota final de 10% a partir de 2032, conforme ey.com complementado.
Além disso, os subsídios de investigação serão ampliados a partir de 2026, aumentando a base de avaliação máxima em dois milhões de euros, para 12 milhões de euros. Outro incentivo são os aumentos do subsídio horário de trabalho pessoal e do imposto automóvel de empresa para veículos eléctricos, onde o limite passa de 70 mil euros para 100 mil euros.
Desafios e necessidades
A actual situação económica exige novas medidas para melhorar a competitividade da Alemanha. Uma preocupação fundamental são os preços da energia. A redução do imposto sobre a electricidade deve ser reduzida para o nível mínimo europeu, a fim de proporcionar alívio a todos os clientes de electricidade - desde os comerciantes aos clientes privados. Além disso, é necessária uma rápida implementação de concursos para a construção de capacidades controláveis adicionais de centrais eléctricas para garantir a segurança do abastecimento.
A gestão dos encargos crescentes da segurança social também precisa de ser abordada. As reformas nas áreas dos benefícios dos cidadãos, das pensões e do seguro de cuidados de longa duração são essenciais, e as comissões anunciadas deverão desenvolver prontamente propostas para limitar o aumento dos custos nos sistemas de segurança social.
A significativa compensação financeira por prejuízos fiscais oferecida no âmbito do novo programa poderá dar um contributo crucial para uma estabilização mais sustentável da economia e para a promoção do crescimento futuro.