TRUMPF: Forte queda nas vendas apesar do impulso à inovação na impressão 3D!
Em 23 de julho de 2025, a TRUMPF relata quedas nas vendas e nos investimentos estratégicos na manufatura aditiva, apesar dos desafios.
TRUMPF: Forte queda nas vendas apesar do impulso à inovação na impressão 3D!
O Grupo TRUMPF encerrou o exercício financeiro 2024/25 com uma queda significativa nas vendas e na entrada de pedidos. Registou uma queda nas vendas de 5,2 mil milhões de euros para 4,3 mil milhões de euros. A entrada de encomendas também caiu para 4,2 mil milhões de euros, marcando o terceiro ano consecutivo de crise para a empresa. As quedas foram de dois dígitos, especialmente nos principais mercados da Alemanha, EUA e China, tornando a situação desafiadora para a TRUMPF.
A chefe da TRUMPF, Nicola Leibinger-Kammüller, disse que não há sinais de reviravolta no terceiro ano da crise. No entanto, a descida pode ter atingido o seu nível mais baixo, uma vez que tanto as encomendas recebidas como as vendas estabilizaram num nível que é considerado demasiado baixo. Relatado neste contexto wirtschaftskraft.de que o resultado operacional antes de juros e impostos (EBIT) caiu para 501 milhões de euros, uma diminuição de 114 milhões de euros face ao ano anterior.
Investimentos estratégicos e melhorias de eficiência
Apesar dos desafios económicos, a TRUMPF está empenhada em expandir a sua experiência tecnológica, especialmente na produção aditiva. A empresa mostra seu impulso para a inovação com otimizações da série TruPrint, que é usada em áreas como fabricação de ferramentas, aviação e tecnologia médica. Neste contexto, a TRUMPF economizou cerca de 350 milhões de euros, o que os analistas consideram uma conquista significativa. Estes fundos serão agora utilizados para investimentos estrategicamente importantes, particularmente em processos automatizados de impressão 3D.
Os desafios para a TRUMPF também se refletem nas diversas regiões do mercado. Enquanto a Alemanha continua a ser o mercado individual mais vendido, com vendas de 824 milhões de euros, os EUA registaram um declínio nas vendas de 11,5 por cento, para 796 milhões de euros. Na China, no entanto, as vendas aumentaram 2,2 por cento, para 615 milhões de euros. O setor de máquinas-ferramentas alcançou as vendas mais elevadas, com 2,8 mil milhões de euros, mas registou um declínio em relação ao ano anterior, enquanto a recém-designada área de negócios eletrónica aumentou 4,8 por cento, para 572 milhões de euros.
Investigação e desenvolvimento como pilar do futuro
A TRUMPF continua ativa em pesquisa e desenvolvimento e está aumentando o número de funcionários nesta área em 8,6%, para 3.098. As despesas de investigação e desenvolvimento ascenderam a 530 milhões de euros, o que corresponde a um rácio de custos de desenvolvimento de 10,3 por cento, acima da média da indústria. No geral, o número de funcionários em todo o mundo cresceu cerca de 650, para 19.018, com um aumento de 4,2%, para 9.505, na Alemanha.
Os resultados detalhados do exercício financeiro anterior serão publicados em 22 de outubro de 2025. Apesar das incertezas geopolíticas e econômicas, a TRUMPF é orientada para a inovação e se esforça para encontrar soluções sustentáveis na fabricação aditiva, que é vista como uma área de negócios relevante a longo prazo. 3druck.com relatórios sobre esses desenvolvimentos e a direção estratégica da empresa.