United e JetBlue: Nova parceria revoluciona voar!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A United Airlines e a JetBlue anunciaram uma parceria em 29 de maio de 2025 para melhorar as ofertas de passageiros frequentes e os acordos interline.

United e JetBlue: Nova parceria revoluciona voar!

A United Airlines e a JetBlue anunciaram uma parceria significativa que traz inúmeros benefícios aos passageiros frequentes de ambas as companhias aéreas. A parceria foi anunciada em 29 de maio de 2025 e prevê um novo acordo interline e compartilhamento de slots nos principais aeroportos JFK e Newark de Nova York. Esta cooperação pode ser vista como um teste para uma futura fusão entre as duas companhias aéreas, que os especialistas em aviação interpretam como um possível próximo passo para uma cooperação estreita.

O anúncio ocorre em meio a especulações de uma grande parceria iminente da JetBlue, que já havia indicado que estava perto de tal mudança. Notavelmente, a United informou em um documento à SEC que atualmente não há discussões sobre uma “transação estratégica” com a JetBlue. No entanto, espera-se que os novos termos da parceria possam pelo menos preparar o terreno para uma futura aquisição ou investimento da United na JetBlue.

Benefícios para passageiros frequentes

Uma característica fundamental da parceria é a oferta de benefícios recíprocos aos passageiros frequentes. Os membros do programa MileagePlus da United agora podem ganhar e resgatar milhas em voos JetBlue, enquanto os membros JetBlue TrueBlue podem fazer o mesmo em voos da United. Além disso, os passageiros frequentes com estatuto elite deverão receber vantagens com a outra companhia aérea, que, no entanto, não são idênticas às vantagens da sua própria companhia aérea. Estas inovações poderão aumentar a atratividade de ambos os programas para viajantes frequentes.

Outra vantagem da parceria é a possibilidade de pesquisar e reservar voos das duas companhias aéreas diretamente nos sites. A United também planeja migrar seus sites de reserva de viagens para a inovadora plataforma Paisly da JetBlue, o que poderia melhorar significativamente o processo de reserva para os clientes.

Compartilhamento de slots e condições operacionais

A United Airlines também adquirirá seis slots diários da JetBlue no Terminal 6 do JFK de Nova York. Além disso, ambas as companhias aéreas concordaram em trocar oito janelas de decolagem e pouso no Aeroporto Internacional Newark Liberty, sujeitas à aprovação das autoridades reguladoras relevantes. Prevê-se que estas medidas entrem em vigor a partir de 2027.

O programa de parceria, denominado “Blue Sky”, visa contornar obstáculos regulatórios que a JetBlue encontrou anteriormente ao trabalhar com a American Airlines. Apesar desta extensa cooperação, é de salientar que ambas as companhias aéreas continuam a vender e comercializar os seus voos de forma independente, sem celebrar acordos de codeshare.

A colaboração planeada poderia não só fortalecer a concorrência entre as duas companhias aéreas, mas também melhorar significativamente a sua posição no mercado aéreo em rápida mudança. Com estes desenvolvimentos, resta saber se as especulações em torno de uma futura fusão entre a JetBlue e a United se tornarão realmente realidade.

Os acordos de emissão de bilhetes entre linhas (ITA), que ligam as companhias aéreas entre si em termos dos seus acordos de emissão de bilhetes, também podem desempenhar um papel neste contexto. A inclusão da tabela ITA relevante e dos processos associados poderia encorajar novas colaborações na indústria, sendo os detalhes acessíveis através da introdução de códigos específicos em plataformas como o Amadeus, por exemplo, para exibir combinações de companhias aéreas.

Continua a ser emocionante ver como esta parceria se irá desenvolver e que impacto poderá ter no comportamento de viagem dos passageiros. Para mais informações sobre os aspectos técnicos dos acordos interline, consulte a informação fornecida pela Amadeus aqui.

Para saber mais sobre a parceria United Airlines e JetBlue, confira a cobertura detalhada na DMM Travel aqui leia.