Dados de crescimento dos EUA decepcionam: DAX cai abaixo de 18.000 pontos
O fraco crescimento dos EUA pesa sobre Dax: Dados decepcionantes aumentam a pressão descendente na Bolsa de Valores de Frankfurt. Leia mais sobre o impacto no mercado.

Dados de crescimento dos EUA decepcionam: DAX cai abaixo de 18.000 pontos
O Dax viu uma pressão descendente inicial na quinta-feira devido aos dados decepcionantes do crescimento dos EUA. O principal índice alemão começou a negociar com perdas e aumentou-as ao longo do dia. No fechamento do pregão, caiu 0,95%, para 17.917,28 pontos. O DAX caiu assim abaixo da tão notada marca de 18.000 pontos, mas permaneceu acima da linha média de 50 dias testada no mínimo diário, que é considerada um indicador da tendência de médio prazo. No meio da semana, a tentativa de recuperação do DAX já havia perdido impulso na linha de 21 dias.
O MDax, que inclui as médias empresas, também perdeu valor e caiu 1,15 por cento, para 26.043,18 pontos. A economia dos EUA registou uma contracção trimestral significativa no primeiro trimestre, que foi mais forte do que o esperado. Ao mesmo tempo, a inflação subjacente aumentou, o que, segundo economistas do banco holandês ING, torna menos provável um corte iminente nas taxas por parte da Reserva Federal dos EUA. A analista da Hargreaves Lansdown, Susannah Streeter, enfatizou que os dados prejudicaram o otimismo anterior nos mercados financeiros.
Também não houve notícias económicas positivas da Alemanha. Embora o sentimento de compra tenha recuperado ligeiramente de acordo com o clima do consumidor da GfK, ainda permanece num nível baixo. Os actuais desenvolvimentos nos EUA e na Alemanha causaram incerteza nos mercados bolsistas e aumentaram a pressão descendente sobre o Dax e o MDax.