As tarifas dos EUA foram atingidas: as exportações de automóveis alemãs desabaram dramaticamente!
As tarifas dos EUA pesam sobre os fabricantes de automóveis alemães: declínio das exportações e incerteza económica. O que isso significa para os investimentos?
As tarifas dos EUA foram atingidas: as exportações de automóveis alemãs desabaram dramaticamente!
As vendas das montadoras alemãs para os EUA sofreram um declínio dramático desde que as novas tarifas de importação dos EUA foram introduzidas na primavera de 2025. Como Mercúrio relataram que as exportações de carros novos da Alemanha caíram 13 por cento em abril e até 25 por cento em maio em comparação com os mesmos meses do ano passado. No total, foram exportados cerca de 64,3 mil veículos nestes dois meses. O aumento de 30 por cento nas exportações em Março, antes da entrada em vigor das tarifas, mostra o quanto as recentes decisões políticas afectaram o fluxo comercial.
Em 5 de abril de 2025, o governo dos EUA, sob o presidente Donald Trump, decidiu impor uma sobretaxa tarifária de 25% para as importações de automóveis provenientes da UE. Além disso, as tarifas sobre peças automóveis também estão em vigor desde maio de 2025. O objetivo destas medidas é fortalecer a indústria automóvel dos EUA e promover o investimento estrangeiro nos EUA. De acordo com a Associação da Indústria Automotiva (VDA), os EUA são o mercado de exportação mais importante para os fabricantes de automóveis alemães.
Estresse financeiro e reações da indústria
As tarifas representam um desafio financeiro significativo para os fabricantes e seus fornecedores, que dependem da segurança do planeamento. A presidente da VDA, Hildegard Müller, apela a um rápido acordo político entre a UE e os EUA, a fim de mitigar os efeitos negativos nas estatísticas de exportação. Em 2023, 1,39 milhão de carros de fabricantes alemães foram vendidos nos EUA, sendo 400 mil veículos vindos somente da Alemanha.
A incerteza criada pelas políticas tarifárias de Trump tem consequências de longo alcance para a economia. Além dos fabricantes de automóveis, outras empresas alemãs também são afetadas, o que influencia as previsões para o desempenho económico alemão. Alguns analistas, como os do IfW Kiel, estimam que, como resultado destes desenvolvimentos, as exportações alemãs para os EUA poderão cair quase 43 por cento.
Relações comerciais entre a Alemanha e os EUA
A balança comercial entre a Alemanha e os EUA tem sido positiva desde a década de 1990. Em 2024, o défice comercial dos EUA com a Alemanha foi de 69,8 mil milhões de euros. Os bens exportados mais importantes continuam a ser automóveis e peças automóveis. A indústria automóvel alemã é particularmente atingida pelas tarifas, o que leva a previsões mais baixas do PIB. Os especialistas prevêem um declínio do PIB alemão de 0,2 pontos percentuais, enquanto a política tarifária dos EUA é identificada como a principal razão para a redução da previsão do PIB para crescimento zero em 2025.
Entretanto, as negociações entre a UE e os EUA continuam. O prazo estabelecido por Trump para um acordo expira em 9 de Julho de 2025. O elevado nível de incerteza, bem como o aumento dos preços e a restrição do comércio poderão levar a perdedores em ambos os lados do Atlântico, o que poderá pesar ainda mais sobre o desenvolvimento económico a longo prazo. Como Estatista sublinha que o impacto do litígio tarifário permanece pouco claro e representa riscos para o crescimento económico.