Verbio está lutando com um balanço fraco: dívidas elevadas e estratégia futura!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Verbio relata investimentos estratégicos que apresentam desafios de curto prazo, mas potencial de crescimento de longo prazo.

Verbio está lutando com um balanço fraco: dívidas elevadas e estratégia futura!

O fabricante de biocombustíveis Verbio está atualmente sob pressão. Os últimos números trimestrais mostram que a situação financeira da empresa é tensa, embora o EBITDA tenha aumentado ligeiramente para 8,2 milhões de euros no terceiro trimestre, face aos 7,3 milhões de euros no ano anterior. Apesar deste aumento, as vendas totais caíram 13% para 1,15 mil milhões de euros em nove meses. A dívida financeira líquida aumentou de 32,9 milhões de euros em junho de 2024 para 154,1 milhões de euros. Este elevado nível de dívida resulta de investimentos estratégicos em tecnologias futuras, em particular na construção de uma fábrica de etenólise em Bitterfeld, que deverá produzir anualmente 60.000 toneladas de especialidades químicas de base biológica até 2026.

Como TI aparafusado relataram que os altos custos iniciais no segmento de bioetanol estão pesando nos resultados. Apesar disso, o negócio de biodiesel apresenta desempenho estável. Os analistas continuam a esperar para ver e não fizeram quaisquer ajustes significativos nas suas previsões após os números trimestrais. O consenso para 2026 é de vendas de 1,81 mil milhões de euros e lucro por ação de 0,75 euros. A previsão anual para o EBITDA foi especificada e está no limite inferior da faixa média de dois dígitos dos milhões.

Desenvolvimento de vendas no segmento de bioetanol

O primeiro semestre de 2024/25 da Verbio apresenta um EBITDA de 14,3 milhões de euros, depois de um EBITDA negativo de 6,6 milhões de euros no primeiro trimestre. Comparativamente ao mesmo período do ano anterior, o EBITDA foi de 74,9 milhões de euros. Esta evolução reflecte-se no ambiente de mercado, que continuou a deteriorar-se, especialmente devido a uma oferta excessiva de reduções de gases com efeito de estufa (GEE) devido a casos de fraude no mercado alemão. No entanto, a margem bruta no segmento do biodiesel subiu para 64,9 milhões de euros no segundo trimestre.

A dívida financeira líquida era de 97,0 milhões de euros em 31 de dezembro de 2024, um aumento significativo face aos 32,9 milhões de euros registados em junho de 2024. O aumento resulta do fluxo de caixa livre negativo, que reflete investimentos em projetos estratégicos. A Verbio produz combustíveis ecológicos e produtos renováveis ​​a partir de biomassa em vários locais da Europa, Ásia e América do Norte, o que poderia contribuir para a diversificação e estabilidade dos fluxos de receitas.

Previsões e desafios

A dívida financeira líquida prevista deverá ascender a um máximo de 190 milhões de euros até ao final do ano. Problemas inesperados de qualidade técnica na planta existente em Nevada, EUA, afetam a previsão de EBITDA, já que a utilização da linha de etanol ali é atualmente inferior a 25%. No entanto, Verbio espera que a recuperação dos preços das quotas de GEE se acelere em 2025.

Olhando para o futuro, resta saber se a empresa conseguirá realizar os progressos operacionais necessários para assegurar uma recuperação sustentada das suas ações. Também está sendo dada atenção aos investimentos estratégicos e à estabilização na área de negócio do biodiesel, que até agora tem se mostrado mais estável. Os marcos para o futuro foram definidos, mas permanecem repletos de incertezas.