Verdi exige milhões para a Baixa Saxônia: foco nos transportes públicos e nas creches!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 26 de junho de 2025, em Hanôver, Verdi apelou a mais investimentos na Baixa Saxónia em transportes públicos, creches e hospitais para garantir trabalhadores qualificados.

Verdi exige milhões para a Baixa Saxônia: foco nos transportes públicos e nas creches!

O sindicato Verdi apresentou hoje as suas exigências ao governo do estado da Baixa Saxónia, a fim de influenciar a próxima reunião orçamental. Num comunicado de imprensa, Verdi sublinha a necessidade de aumentar o investimento em áreas-chave como transportes públicos locais, creches, hospitais e educação de adultos. Andrea Wemheuer, gestora distrital estadual, enfatiza a urgência de recursos adicionais para atrair trabalhadores mais qualificados na Baixa Saxônia e para melhor superar os desafios associados.

Uma exigência central de Verdi é aumentar o orçamento para os transportes públicos locais, não só para contratar pessoal, mas também para adquirir novos comboios e autocarros e criar melhores ligações nas zonas rurais. Isto é crucial para combater as crises climáticas. Existe atualmente uma carteira de investimentos superior a dois mil milhões de euros no setor hospitalar, apesar dos fundos já aprovados. Verdi também pede que o orçamento para formação contínua seja duplicado e que o financiamento estatal para projetos que promovam a democracia seja continuado.

Demandas e sotaques

Como nota o sindicato, medidas sociais como a introdução de um feriado adicional no dia 8 de março também estão na agenda. Estes investimentos não só são de grande importância para os próximos anos, como também são vistos como apoiando a infra-estrutura social da Baixa Saxónia.

Outro aspecto importante é a situação actual nos transportes públicos locais, onde os trabalhadores alcançaram recentemente um acordo colectivo no acordo colectivo regional para a empresa de transportes da Baixa Saxónia. Após três dias de greves e um processo de arbitragem, foram acordados aumentos salariais significativos. A partir de 1º de julho de 2021, os funcionários ganharão um total de 80 centavos a mais por hora em duas etapas. Ao mesmo tempo, os funcionários recebem dias de férias adicionais nos primeiros anos de trabalho.

Transporte público como fator chave

Marian Drews, secretária sindical de Verdi, destaca a importância dos salários para os trabalhadores dos transportes públicos, especialmente os motoristas, cujos salários aumentarão quase 6 por cento. As questões subjacentes, como o subfinanciamento dos transportes públicos, que beneficia tanto os prestadores de serviços como o pessoal, são também questões que estão no coração do sindicato. A pandemia corona trouxe desafios adicionais neste domínio, uma vez que os contratos financeiros das empresas de transporte locais com as autoridades municipais influenciam a evolução salarial.

Verdi planeia trazer ativamente o financiamento dos transportes públicos locais e a transição dos transportes para o discurso político antes das próximas eleições. Os sindicalistas aprovaram o acordo colectivo de trabalho, que abrange os trabalhadores dos serviços de transporte, oficinas e administração de diversas empresas de transporte locais, por clara maioria. Isto realça a necessidade de um sistema de transportes públicos resiliente e sustentável na Baixa Saxónia, o que também influenciará os esforços do governo estadual antes da actual reunião orçamental.